Em 1924, Paris sediou os Jogos Olímpicos pela segunda vez. O palco para a Cerimônia de abertura foi esse aqui, o estádio Yves-du-Manoir. Ele já sediou uma final de Copa do Mundo de futebol e é a única arena da Olimpíada de 2024 que também foi usada no Jogos de 100 anos atrás.
Os principais torneios de futebol da região parisiense eram realizados aqui até a década de 1970, quando foi inaugurado o Parque dos Príncipes, estádio do Paris Saint-Germain.
Tudo isso está registrado em murais que contam a história do local. Um deles exalta a exibição de um certo jogador brasileiro. Em 1963, a França fez um jogo duro em amistoso contra o Brasil. Só que o lado verde-amarelo tinha um tal de Pelé, que marcou os três gols da vitória brasileira por 3 a 2.
- Conegliano bate Milano e Gabi põe Brasil em decisão do Mundial
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
Há 100 anos, outro episódio marcante na história do futebol aconteceu no estádio que fica em Colombes, ao norte de Paris. Após conquistar a medalha de ouro, a seleção do Uruguai deu a volta no campo para celebrar a vitória, no movimento que ficou eternizado como a volta olímpica.
O complexo esportivo recebeu um investimento de 90 milhões de euros para ser revitalizado, o que equivale a mais de meio bilhão de reais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ele vai ser ser a casa do hóquei sobre a grama durante os Jogos Olímpicos, mas conta ainda com estrutura para receber outros esportes. Existem quatro campos de futebol, três de rúgbi, além de uma pista de atletismo de alto nível.