O alemão Thomas Bach comemorou nesta terça-feira sua maior vitória política no comando do COI (Comitê Olímpico Internacional) desde que assumiu o cargo, em 2013.
O resultado da 130ª Sessão da entidade, que decidiu de forma unânime atribuir conjuntamente as sedes dos Jogos de 2024 e 2028, foi resultado de muita negociação entre os membros do COI e mostrou que o prestígio do alemão está mais em alta do que nunca.
Em um momento em que cada vez menos cidades se interessam em apresentar candidaturas para as edições dos Jogos Olímpicos – de verão e de inverno, Bach se viu numa encruzilhada. O número de desistências em recentes eleições estava colocando em risco o próprio evento. Custos exorbitantes e discutíveis legados olímpicos estão entre as principais justificativas de abdicações das cidades postulantes..
Bach convenceu uma parcela mais conservadora de seu colégio eleitoral que não poderia desperdiçar a chance de premiar duas grandes candidaturas desta vez. Sobreviventes na corrida eleitoral para 2024, Los Angeles e Paris apresentaram propostas consistentes e com grande apoio popular.
Veja os principais locais de competição nas propostas de Los Angeles e Paris para 2024
Aprovada a ideia de premiar as duas cidades na próxima Assembleia geral, marcada para Lima (Peru), em setembro, Bach tem agora um outro desafio: chegar a um acordo para quem irá aguardar até 2028.
Espera-se que uma das duas cidades, de forma voluntária, se apresente para receber a edição de 2028. Paris surge como favorita para ser a sede em 2024, enquanto Los Angeles esperaria a edição seguinte. Se isso se confirmar, um novo processo de avaliação seria iniciado, mas apenas para assegurar que o plano de candidatura seria confirmado.
Se nenhum acordo for alcançado, tudo voltaria a estaca zero e a Assembleia de setembro decidirá apenas pela escolha dos Jogos de 2024.
O largo sorriso de Bach, erguendo no ar os braços de Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, e Anne Hildalgo, prefeita de Paris, demonstra que tudo agora não passará de mera formalidade.
VEJA TAMBÉM:
+ Semana decisiva para os Jogos de 2024
+ Aumenta chance de acordo na eleição para a Olimpíada de 2024
+ O fator Donald Trump na definição dos Jogos de 2024
+ Paris 2024: será que desta vez ela leva?
+ Los Angeles 2024 promete cerimônias em dois estádios. Veja o vídeo