A menos de um mês para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, a principal diversão entre torcedores e jornalistas do mundo inteiro é fazer previsões sobre resultados na Olimpíada. Vale prever quem ganhará a primeira medalha dos Jogos, quem ficará na classificação geral , qual será o desempenho do Brasil e por aí vai. Brincadeiras à parte, há quem leve esta tarefa bem a sério.
>>> Veja ainda: Medalhas no tênis e judô são o destaque em nova prévia do Brasil para a Rio-2016
É o caso da empresa holandesa Infostrada, que realiza análise de dados e estatísticas de eventos esportivos. Nesta quarta-feira (6), ela divulgou sua mais recente atualização para a Rio-2016 e ao menos no que interessa ao Brasil, sem novidades em relação ao total de medalhas previstas para serem conquistadas: segundo os holandeses, serão 20 pódios, sendo oito de ouro, nove de prata e três de bronze.
>>> Leia também: Canoagem do Brasil entra de vez na rota das medalhas para a Rio-2016
Pelo total de ouros, os brasileiros ficariam em um hipotético 10º lugar, alcançando assim a meta estabelecida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), embora a entidade já tenha dito que fará sua contabilidade pelo total de medalhas, prevendo algo entre 23 e 25 pódios conquistados no Rio de Janeiro.
A grande novidade, porém, foi no detalhamento destas medalhas. Pela previsão da Infostrada, a ginástica artística teria um papel fundamental na caminhada brasileira nesta Olimpíada, com possíveis quatro medalhas, uma delas de ouro, com Arthur Zanetti faturando o bi nas argolas.
>>> O blog está no Facebook. Entre lá e curta a página
A surpresa está nas medalhas de prata. A pequena e carismática Flavia Saraiva, de apenas 1,33 m e 16 anos, destaque nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, é apontada pela empresa holandesa como possível vice-campeã olímpica na trave e no solo, o que seria um feito espetacular para alguém que disputará sua primeiro Olimpíada. A outra medalha da ginástica artística viria com Diego Hypólito, no solo masculino.
Confira quais seriam as possíveis medalhas brasileiras na Rio-2016:
Ouro (8)
- Futebol masculino
- Ginástica artística – Arthur Zanetti (argolas)
- Judô – Mayra Aguiar (78 kg)
- Vela – Martine Grael/Kahena Kunze (49er FX)
- Vôlei masculino
- Vôlei feminino
- Vôlei de praia – Alison/Bruno
- Vôlei de praia – Larissa/Talta
Prata (9)
- Boxe masculino – Robson Conceição (60 kg)
- Canoagem velocidade – Erlon Souza/Izaquias Queiroz
- Ginástica artística – Flavia Saraiva (barra)
- Ginástica artística – Flavia Saraiva (solo)
- Ginástica artística – Diego Hypólito (solo)
- Maratona aquática – Allan do Carmo
- Maratona aquática – Ana Marcela Cunha
- Tênis – duplas masculina
- Tiro esportivo – Felipe Wu (pistola de ar 10 m)
Bronze (3)
- Judô – Maria Suellen Altheman (+ 78 kg)
- Judô – Érika Miranda (52 kg)
- Luta – Aline Silva (luta livre – 75 kg)