A assinatura do contrato da cidade de São Paulo para ser uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, que foi celebrado nesta quarta-feira (30), acabou reservando uma novidade que certamente irá agradar ao torcedor. Além das dez partidas que já estão previstas para serem disputadas na Arena Corinthians, em Itaquera, existe uma possibilidade de que a capital paulista receba uma das finais olímpicas.
Já estavam previstas as disputas de seis partidas do torneio feminino [entre elas uma semifinal] e quatro masculinas [entre elas a decisão da medalha de bronze]. A presença de mais uma partida na programação paulista dos Jogos Olímpicos do ano que vem ocorreria para facilitar o trabalho do comitê organizador na preparação do Estádio do Maracanã para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos. A informação foi dada pelo secretário de esportes, lazer e recreação da cidade de São Paulo, Celso Jatene.
Se isso ocorrer, esta seria a única decisão de medalha de ouro a acontecer fora do Rio de Janeiro.
A assinatura do contrato de São Paulo com o Rio 2016 – lembrando que a cidade não estava confirmada no início do processo de venda de ingressos, por indefinição sobre quem arcaria com os custos da realização do evento – foi festejado pelo presidente do comitê organizador, Carlos Nuzman. “Nós sempre fazemos questão de dizer que os Jogos Olímpicos são do Brasil. Além, disso, sempre que organizei eventos em São Paulo, pude sentir o carinho e a empolgação da torcida paulista”, disse Nuzman.
>>> E mais: Rio 2016 aguarda laudo da OMS sobre qualidade da água da Baía de Guanabara
O prefeito Fernando Haddad, que também participou da cerimônia desta quarta-feira, enalteceu a experiência positiva que a cidade vivenciou na Copa do Mundo, com a presença de muitos turistas, que serviram de aprendizado para o evento do ano que vem. Já o governador Geraldo Alckmin preferiu lembrar que o principal legado olímpico ao estado será o Centro de Treinamento Paraolímpico, que está em fase final de obras, localizado na entrada de São Paulo, na Rodovia dos Imigrantes.