A organização do L’Étape Brasil by Tour de France lançou, nesta sexta-feira (31), a Identidade Visual de 2020 para a prova brasileira, que será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro em Campos do Jordão, interior de São Paulo.
A identidade visual deste ano traz o “Allez! Allez”, palavras utilizadas para incentivar os ciclistas de fora que, traduzido do francês para o português, quer dizer algo como “Vamos! Vamos!”.
As palavras de incentivo e entusiamo que são gritadas aos atletas que estão competindo a maior prova de ciclismo do mundo, serviram como base para a criação de toda uma identidade visual que será trabalhada pelo L’Étape Brasil durante o ano.
“A inspiração para o “Allez! Allez” veio do tema do Tour de France deste ano, que é focado no mapa da França e tem algumas palavras como Courage, Triomphe e Allez. Como o evento brasileiro é focado nos cilistas amadores pensamos em trabalhar a palavra Allez para a construção da identidade visual deste ano”, comentou Sid Secolo diretor de criação que desenvolveu a identidade visual.
Maior prova de ciclismo amador da América Latina, o L’Étape Brasil estará pela sexta vez no país e promete engajar ainda mais atletas nesta edição. Em 2019 participaram do evento 2.400 ciclistas amadores de todos os estados do Brasil e de outros países como Alemanha, Austrália, França e Estados Unidos.
“Desde que assumi a identidade visual do projeto, após presenciar a largada do Tour in loco em Bruxelas, e ver a paixão das pessoas pela marca, tive o insight de “replicar” a comunicação da prova-mãe no Brasil”
“Mesmo que a imensa maioria não tenha a oportunidade de estar em Nice neste ano, quero ser capaz de replicar isso visualmente”, completou Sid Secolo.
Em 2019, o conceito ” Bravo Brasil” explorava os cinco anos do evento no país e foi escolhido pelos mesmos criadores deste ano.
“Acreditamos ser importante termos uma identidade desde o início para que possamos explorar ao longo do ano. A ideia é que tudo tenha um link, por isso criamos um novo Key Visual para 2020”, comentou Thaís Barg, coordenadora de marketing do L’Étape Brasil.
INSCRIÇÕES PARA 2020
As inscrições do L’Étape Brasil 2020 seguem abertas e já ultrapassaram a marca de quase 2 mil ciclistas amadores confirmados para 27 de setembro deste ano.
O L’Étape tem o percurso principal com 107 quilômetros de distância e 2.330 metros de altimetria acumulada, o equivalente a subir um prédio residencial de 770 andares. A versão mais curta tem 66 quilômetros.
Os inscritos também recebem no kit oficial uma jersey de ciclismo com chips de cronometragem, números para bicicleta e costas, além de receberem suporte durante a corrida, como atendimento mecânico, médico e de fisioterapia.
Em 2019, a prova teve pela primeira vez a presença do alemão Didi Senft, mais conhecido como o Diabo do Tour ou Didi, the Devil. O animador que se veste de demônio nas etapas do Tour de France esteve na cidade paulista apoiando os ciclistas.
Grandes nomes do esporte, como o treinador Bernardinho Rezende, o campeão olímpico Nalbert e o piloto Ricardo Maurício da Stock Car, participaram do Tour de France. As principais assessorias esportivas do País também mandaram seus representantes.
O título de 2019 do L’Étape Brasil ficou mais uma vez com o ciclista Otávio Bulgarelli, com a marca de 3h07min02s20. O resultado foi definido praticamente no photo-finish, na disputa com Ricardo Pichetta, segundo colocado, colado na linha de chegada.
No feminino, a alemã Nadine Gill não deu chances às adversárias e completou o percurso de 107 quilômetros em 3h15min36, com mais de 15 minutos na frente segunda colocada (Taise Benato). A ciclista amadora também foi bicampeã consecutiva da prova.
Resultados
Prova 107 KM – Feminino
1º – Nadine Gil – 3h15min36
2º – Taise Benato – 3h34min28
3º – Cristiane Silva – 3h37min08
Prova 107 KM – Masculino
1º – Otavio Bulgarelli – 3h07min02s20
2º – Ricardo Pichetta – 3h07min02s24
3º – Daniel Mendes – 3h07min02s47
Prova 66 KM – Feminino
1º – Mariana Mendes
2º – Priscila Julio
3º – Marta Lima
Prova 66 KM – Masculino
1º – Rafael Oliveira
2º – Guilherme Couto
3º – Fábio Bonaldi