8 5
Siga o OTD

Triatlo

Há quase um 1 ano do acidente, Luisa Baptista corre em BSB

Triatleta Luisa Baptista fez corrida leve de cinco minutos na etapa de Brasília da Copa do Mundo, há onze meses do acidente de bicicleta

Luisa Baptista Foto: Wagner Araújo
Foto: Wagner Araújo

Há quase um ano do acidente que quase tirou a vida de Luisa Baptista, a triatleta correu um trecho da etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo na manhã deste sábado (9). Além da corrida, a atleta torceu por companheiros e viu Manoel Messias ser campeão da prova masculina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOKBLUE SKY E FACEBOOK

“Vim acompanhar a galera do Brasil, estou na torcida por eles nesta Copa do Mundo”, contou a atleta nas redes sociais da Confederação Brasileira de Triatlo. Luisa fez uma corrida leve, com cerca de cinco minutos, acompanhada de companheiros de seleção. Segundo a Federação Internacional de Triatlro, foi a primeira vez que a brasileira tem permissão para correr desde o acidente.

A própria Federação Internacional de Triatlo também comemorou a presença de Luisa Baptista na etapa de Brasília. “Olha quem está aqui para assistir! Dez meses depois da lendária atleta Luisa Baptista sair do coma de três meses por causa do acidente com bicicleta, é uma alegria ver ela na etapa de Brasília da Copa do Mundo, torcendo da beirada da prova”, publicou a World Triathlon nas redes sociais.

O acidente

No dia 23 de dezembro de 2023, Luisa Baptista foi atingida por uma motocicleta enquanto treinava com um grupo de ciclistas em São Carlos-SP. A colisão aconteceu frontalmente. Por isso, a triatleta teve múltiplas fraturas e lesões, principalmente no pulmão. Ela recebeu socorro em estado gravíssimo e foi levada para Santa Casa de São Carlos. Lá, passou por diversas cirurgias. Em seguida, com o quadro estabilizado, teve sua transferência para o Hospital das Clínicas dois dias depois. Desde então, Luisa passa por um processo intenso de reabilitação, e vem melhorando cada vez mais o seu estado de saúde.

Manoel Messias campeão

E teve Brasileiro conquistando o ouro, para alegria de Luisa, com o tempo de 53min36s, Manoel Messias cruzou em primeiro na linha de chegada, deixando Callum McClusky, da Austrália, em segundo lugar, com mais de 30 segundos de vantagem. O pódio foi completado pelo espanhol Sergio Baxter Cabrera, que chegou dois segundos à frente do brasileiro Miguel Hidalgo.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Triatlo