Neste domingo, 6, a triatleta Luisa Baptista atualizou em suas redes sociais o andamento do seu caso contra o motorista Nayn José Sales, de 27 anos, que a atropelou em dezembro de 2023. O acidente foi na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), no distrito de Santa Eudóxia, em São Carlos. Segundo o Globo Esporte, a justiça aceitou denúncia de dolo eventual e marcou audiência para 12 de fevereiro de 2025.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“O Juiz (André Luiz de Macedo, da 3ª Vara Criminal de São Carlos) acatou o pedido do Ministério Público, desse modo negou o pedido de defesa do Nayn, e ele vai ser acusado realmente por tentativa de homicídio por dolo eventual”, Luisa Baptista começou a explicação nas redes sociais. “Realmente ele está respondendo por tentativa de homicídio, porque o que ele cometeu foi uma tentativa de homicídio. Se não fosse a minha capacidade, ele teria matado alguém. Eu queria agradecer ao Ministério Público, a todas as pessoas que me ajudaram a mudar a decisão do delegado, porque realmente não foi uma lesão corporal, o que ele fez foi uma tentativa de homicídio”, continuou enfática.
“O próprio Nayn tem que ser grato por eu não estar morta porque se não ele estaria respondendo por algo mais severo”, contou Luisa sobre o acidente. “Eu vou continuar lutando para cada vez mais leis mais rígidas, porque atropelamento de ciclistas não tem explicação, a pessoa tem que ser presa imediatamente. Ainda mais com uma série de erros que o Nayn cometeu. Então agradeço a todos que me ajudaram e tenho certeza passei a ter mais esperança na humanidade e nas pessoas boa. Quem sabe o caso seja julgado de maneira correta. Obrigada”, finalizou a atleta.
Ainda segundo o Globo Esporte, a audiência contra o motorista Nayn José Sales, responsável pelo acidente com a triatleta, está marcado para 12 de fevereiro de 2025. Ele foi denunciado por tentativa de homicídio com dolo eventual, que seria assumir o risco de produzir o resultado morte com a ação, uma vez Sales não era habilitado.
O acidente
No dia 23 de dezembro de 2023, Luisa Baptista foi atingida por uma motocicleta enquanto treinava com um grupo de ciclistas em São Carlos-SP. A colisão aconteceu frontalmente. Por isso, a triatleta teve múltiplas fraturas e lesões, principalmente no pulmão. Ela recebeu socorro em estado gravíssimo e foi levada para Santa Casa de São Carlos. Lá, passou por diversas cirurgias. Em seguida, com o quadro estabilizado, teve sua transferência para o Hospital das Clínicas dois dias depois. Desde então, Luisa passa por um processo intenso de reabilitação, e vem melhorando cada vez mais o seu estado de saúde.
Ida a Paris-2024
Embora ainda longe de voltar às atividades competitivas, Luisa Baptista pode dizer que foi à Olimpíada de Paris-2024, mas não como imaginava. No início de julho, a Confederação Brasileira de Triathlon anunciou que convidou Luisa para viajar junto com a delegação brasileira. Assim, na capital francesa, ela acompanhou de perto os atletas do país na modalidade: Djenyfer Arnold, Manoel Messias, Miguel Hidalgo e Vittória Lopes.