Siga o OTD

Triatlo

Luisa Baptista passa por cirurgias e segue em estado grave

Luisa Baptista teve melhora importante após passar por cirurgia, mas permanece na UTI e estado de saúde é grave

A triatleta Luisa Baptista em ação durante os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020; seu estado de saúde é grave após ser atropelada em São Carlos
(Foto: Gaspar Nobrega/COB)

(matéria atualizada às 17h)

A triatleta Luisa Baptista segue em estado grave após ser atropelada por uma motocicleta no sábado. Ela passou por cirurgias para estabilização de fraturas e segue internada na UTI da Santa Casa de São Carlos na tarde deste domingo (24), de acordo com boletim médico divulgado pelo hospital.

“Luisa amanhece sem novas complicações. Permanece sob cuidados intensivos sem necessidade de novas intervenções cirúrgicas no momento. A coagulação e o pulmão agora são os órgãos e sistemas mais afetados e que demandam mais atenção. Luisa permanece em estado grave”, diz o boletim das 6h. Já às 14h50, a Santa Casa informou que os sangramentos estão controlados, mas a atleta continua sedada e em ventilação mecâncica.

Luisa Baptista sofreu fraturas em diferentes partes do corpo. Ela teve lesões no pulmão e diversas fraturas na costela e na perna direita. De acordo com o Olhar Olímpico, do Uol, a situação mais grave é na tíbia e na fíbula, ossos da perna. No sábado, os médicos passaram horas tentando conter hemorragias.

Após os médicos controlarem as hemorragias, Luisa teve uma melhora significativa e os medicamentos passaram a ser reduzidos. Foi um avanço importante, visto que a triatleta chegou na Santa Casa em uma situação de saúde extremamente complicada. Ainda assim, ela passou a noite na UTI do hospital, onde realizou novos exames e permanece até então.

O acidente

Luisa Baptista pedalava na Estrada Municipal Abel Terrugi, em São Carlos, quando uma moto a atropelou. Os primeiros relatos eram de que um carro havia entrado na contramão e atingido a atleta, mas a polícia descartou essa possibilidade. Atleta do Sesi-SP, Luisa estava oficialmente de férias, mas aproveitou o sábado para treinar.

Natural de Araras, no interior de São Paulo, Luisa Baptista tem 29 anos de idade e é uma das principais triatletas do Brasil. Ela conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e esteve presente em Santiago-2023. Além disso, também disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Através das redes sociais, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) publicou uma mensagem de apoio à atleta. “O Comitê Olímpico do Brasil deseja total recuperação à triatleta Luisa Baptista, campeã pan-americana em Lima 2019 e atleta olímpica em Tóquio 2020, após grave acidente na manhã deste sábado, 23. Força, Luisa! Estamos com você!”, escreveu o perfil do Time Brasil.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Triatlo