(matéria atualizada às 17h)
A triatleta Luisa Baptista segue em estado grave após ser atropelada por uma motocicleta no sábado. Ela passou por cirurgias para estabilização de fraturas e segue internada na UTI da Santa Casa de São Carlos na tarde deste domingo (24), de acordo com boletim médico divulgado pelo hospital.
- Caboclo faz duplo-duplo, mas Hapoel Tel-Aviv perde na Eurocup
- Shanghai, de Tainara, vence no tie-break no Campeonato Chinês
- Brasil goleia na estreia do Sul-Centro Americano Juvenil
- Hugo Calderano vence estreia no WTT Champions de Frankfurt
- João Fonseca despacha lucky-loser na estreia em Helsinque
“Luisa amanhece sem novas complicações. Permanece sob cuidados intensivos sem necessidade de novas intervenções cirúrgicas no momento. A coagulação e o pulmão agora são os órgãos e sistemas mais afetados e que demandam mais atenção. Luisa permanece em estado grave”, diz o boletim das 6h. Já às 14h50, a Santa Casa informou que os sangramentos estão controlados, mas a atleta continua sedada e em ventilação mecâncica.
Luisa Baptista sofreu fraturas em diferentes partes do corpo. Ela teve lesões no pulmão e diversas fraturas na costela e na perna direita. De acordo com o Olhar Olímpico, do Uol, a situação mais grave é na tíbia e na fíbula, ossos da perna. No sábado, os médicos passaram horas tentando conter hemorragias.
Após os médicos controlarem as hemorragias, Luisa teve uma melhora significativa e os medicamentos passaram a ser reduzidos. Foi um avanço importante, visto que a triatleta chegou na Santa Casa em uma situação de saúde extremamente complicada. Ainda assim, ela passou a noite na UTI do hospital, onde realizou novos exames e permanece até então.
O acidente
Luisa Baptista pedalava na Estrada Municipal Abel Terrugi, em São Carlos, quando uma moto a atropelou. Os primeiros relatos eram de que um carro havia entrado na contramão e atingido a atleta, mas a polícia descartou essa possibilidade. Atleta do Sesi-SP, Luisa estava oficialmente de férias, mas aproveitou o sábado para treinar.
Natural de Araras, no interior de São Paulo, Luisa Baptista tem 29 anos de idade e é uma das principais triatletas do Brasil. Ela conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e esteve presente em Santiago-2023. Além disso, também disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Através das redes sociais, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) publicou uma mensagem de apoio à atleta. “O Comitê Olímpico do Brasil deseja total recuperação à triatleta Luisa Baptista, campeã pan-americana em Lima 2019 e atleta olímpica em Tóquio 2020, após grave acidente na manhã deste sábado, 23. Força, Luisa! Estamos com você!”, escreveu o perfil do Time Brasil.