Os brasileiros Manoel Messias e Miguel Hidalgo fizeram dobradinha na última etapa da Copa do Mundo de triatlo da temporada, em Viña del Mar, no Chile, na tarde deste domingo (12). Messias conquistou o ouro após fazer uma bela corrida final, enquanto Hidalgo levou a prata. O mexicano Aram Peñaflor levou o bronze.
- Heitor e Vinicius param em rodada dos 18, na Índia
- Rayssa Leal lidera a bateria e avança para a final da SLS Tóquio
- Wiggins marca 30 e os Warriors vencem Pelicans
- Superliga: Brasília emplaca 3ª vitória seguida; Fla perde de novo
- ‘Edsons’ ficam em 8º lugar no Pan-Americano de bobsled
Manoel Messias esteve no pelotão dianteiro em boa parte da prova, nos 750m de natação e nos 18km do ciclismo, e desgarrou durante os 5km da corrida. No fim, ele completou a distância em 50min48s, quatro segundos a frente de Miguel Hidalgo, que marcou 50min52s. Aram Peñaflor anotou 50min59s para ficar com o bronze. Um total de 54 atletas participaram da prova.
Palco do Pan
Viña del Mar foi a mesma cidade que recebeu as disputas do triatlo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, encerrados na última semana. O Brasil conquistou duas medalhas de ouro na ocasião, uma no individual masculino com Miguel Hidalgo e outra no revezamento misto, com Hidalgo, Manoel Messias, Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold.
Destas, aliás, somente Djenyfer competiu na etapa da Copa do Mundo. Ela terminou em quinto lugar, marcando 58min34s, a 24 segundos do pódio. Os Estados Unidos fizeram dobradinha, com Gwen Jorgensen em primeiro lugar e Gina Sereno em segundo. A britânica Vicky Holland levou o bronze.
Entre os outros brasileiros em ação, Antônio Bravo Neto ficou em 26º lugar, com 52min46s, enquanto Kauê Willy terminou na 37ª colocação, marcando 54min08s. No feminino, Giovanna Lacerda ficou em 32º lugar, com 1h02min44s. Luisa Baptista também competiu, mas não completou a prova.
Copa América de triatlo
Pouco antes da Copa do Mundo, também aconteceu uma etapa da Copa América de triatlo. Sete brasileiros participaram no masculino. O de melhor resultado foi Vinicius Santana, que ficou em sétimo lugar, com 55min03s. Yago Alves (16º), Matheus Martinhaki (17º), Gabriel Lecheta (19º), Cauã Diniz (21º), Felipe Bianchi (24º) e João Vitor Mazorca (38º) também competiram. O barbadiano Matthew Wright conquistou o ouro, com 53min46s.