O brasileiro Ruiter Silva conquistou a medalha de ouro na Copa Africana de paratriatlo, em Sharm El Sheikh, no Egito, neste domingo (21). Ele dominou a prova de ponta a ponta e venceu com 1h15min24s, mais de seis minutos a frente do segundo colocado, o egípcio Islam Abozied.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Apenas três atletas competiram na prova. O polonês Adam Sliz também estava inscrito, mas acabou não competindo. Assim, bastava Ruiter finalizar a prova para medalhar. Mas mais do que isso, o brasileiro quis o ouro e venceu de forma dominante.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Ele marcou 20min14s nos 750m de natação, já abrindo dois minutos de vantagem sobre os adversários. Nos 20km de ciclismo, anotou 32min55s e, por fim, nos 5km de corrida, fez uma parcial de 20min32s, para encerrar a Copa Africana de Paratriatlo com 1h15min24s.
Islam Abozied ficou em segundo lugar com 1h21min35s, seis segundos a frente do alemão Probst Wolfgang, que levou o bronze. O egípcio estava mais de três minutos atrás do europeu, que tem 55 anos, ao fim do ciclismo, mas conseguiu uma grande reação ao marcar 18min02s na corrida.
Ruiter Silva esteve presente nos Jogos Paralímpicos Rio-2016 e Tóquio-2020 competindo na natação. Ele conquistou uma medalha de prata no revezamento 4x100m 34 pontos no Rio, ao lado de André Brasil, Daniel Dias e Phelipe Rodrigues. Natural de Catalão, Goiás, o atleta tem 30 anos de idade.