Os representantes brasileiros não tiveram um bom dia na Etapa Final da Série Mundial de Triatlo, disputado na manhã deste sábado (26) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Manoel Messias terminou apenas em 43º e Miguel Hidalgo foi o 47º dentre os 59 competidores. Léo Bergere venceu a prova e levou o título de campeão mundial.
Na véspra, Vittoria Lopes conseguiu um grande resultado na elite feminina, ao terminar em sexto lugar.
O francês Léo Bergere foi o grande vencedor com tempo de 1:44.14. De quebra ele, que havia chegado em terceiro lugar no ranking da World Triathlon, ainda levou o título mundial na soma de todas as pontuações. O neo-zelandês Hayden Wilde e o britânico Alex Yee eram os líderes e chegaram a ser campeões mundiais provisórios em momentos da corrida, mas mas terminaram em terceiro e segundo lugar respectivamente na soma de todas as etapas.
Como foi a etapa final de Abu Dhabi
O norte-americano Morgan Pearson terminou em segundo, apenas 11 segundos atrás do líder, enquanto Jelle Geens, da Bélgica, terminou em terceiro ao completar 1:44.34, apenas três segundos a frente do britânico Alex Yee, medalhista de prata em Tóquio 2020. O resultado foi o suficiente para lhe dar o vice-campeonato mundial.
Ao final da natação, o húngaro Deváy Márk foi o líder com 17:52, seguido do francês Vincent Luis e do japonês Takumi Hojo. Apenas 14º nas águas, Bergere passou para a liderança no início da etapa sob duas rodas e não saiu mais do pelotão da frente. O francês ultrapassou o norte-americano Chase McQueen na transição da bicicleta para a corrida e não largou mais a liderança.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Dono de três medalhas olímpicas, incluindo um ouro no revezamento em Tóquio, o britânico Jonathan Brownlee chegou a liderar ao fim da etapa do ciclismo, e esteve em segundo nos primeiros 2.5km da corrida, mas teve uma queda de rendimento forte e terminou em 26º.
O campeão olímpico Kristian Blummenfelt, da Noruega, terminou em oitavo (1:45.19) enquanto Hayden Wilde ficou em sexto lugar (1:45.13), garantindo ao neo-zelandês o bronze no geral. O medalhista de bronze em Tóquio terminou a etapa entre o australiano Matthew Hauser (1:44.51) e o francês Vincent Luis (1:45.19).
Além da elite também foram disputadas várias provas por categoria de idade em Abu Dhabi. O brasileiro Diego Oliveira Silva terminou em 25º lugar, quarto melhor na categoria 35-39, ao completar em 2 horas, 2 minutos e 58 segundos. O Brasil também esteve representado com Valmor Raimundo Machado Junior que completou em 2:51:43, terminando em 47º na categoria 55-59.