Vittoria Lopes ficou em quinto lugar no Aberto do Canadá de triatlo, etapa de abertura do PTO Tour, realizado em Edmonton, neste sábado (23). A brasileira chegou a liderar a natação e abrir frente no ciclismo, mas perdeu ritmo e finalizou o percurso de 100km em 03h38min14s. Pamella Oliveira foi a 16ª colocada, com 03h44min34s, enquanto Luisa Baptista terminou na em 20º, com 03h47min12s.
+ Leticia Oro Melo vai à final do salto em distância no Mundial de Atletismo
Como foi a prova
O PTO Canadian Open de triatlo teve um total de 100km, sendo 2km para a natação, 80km de bicicleta e 18km de corrida. Vittoria Lopes assumiu a liderança ainda na natação, finalizando o percurso das três voltas em 27min25s, 12 segundos a frente da norte-americana Luren Brandon. Pamella Oliveira era a sexta colocada, enquanto Luisa Baptista aparecia em nono lugar.
Vittoria abriu frente sobre as adversárias nos primeiros quilômetros do ciclismo, chegando a ter mais de 30 segundos de diferença para a segunda colocada. No entanto, a canadense Paula Findlay conseguiu encostar e ultrapassou a brasileira ao final da primeira volta. Findlay abriu e a brasileira perdeu ritmo, caindo para a quinta colocação ao fim da segunda volta da bike.
À essa altura, Pamella Oliveira e Luisa Baptista já haviam ficado para trás e já estavam fora do top-10. Vittoria Lopes oscilou entre a segunda e a quinta colocação nas voltas finais do ciclismo. No fim dos 80km do ciclismo, ela precisou cumprir um minuto de punição e caiu para sétima colocação, mais de três minutos atrás de Findlay, que havia marcado 02h33min37s.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Vittoria rapidamente se recuperou e voltou para a quinta posição ainda nos primeiros quilômetros da corrida. No entanto, a brasileira não conseguiu manter a colocação e perdeu posições, terminando em sétimo lugar. Pamella Oliveira terminou em 16º lugar, enquanto Luisa Baptista foi a 20ª colocada.
Classificação final
A australiana Ashleigh Gentle ultrapassou Findlay ainda na metade inicial da perna da corrida e venceu a disputa, com 03h30min54s, mais de dois minutos a frente da canadense. A norte-americana Chelsea Sodaro foi a terceira colocada, com 03h34min56s.