Dos seis brasileiros que disputaram as eliminatórias do Mundial de triatlo sprint, que começou nesta sexta-feira em Montreal, no Canadá, três avançaram para as finais, que serão disputadas neste domingo: Djenyfer Arnold, no feminino, e Manoel Messias e Miguel Hidalgo, no masculino. Luisa Baptista, Vittoria Lopes e Antonio Bravo foram eliminados.
O Mundial está sendo disputado num formato de provas curtas eliminatórias, estilo super sprint, com pouco tempo de descanso entre elas. São 300 m de natação, 7, 2 km de ciclismo e 2 km de corrida em cada bateria, mas, nesta sexta-feira, por causa das fortes chuvas que antecederam as competições e alteraram o curso da água, tanto a qualificação feminina quanto a masculina aconteceram no formato de duatlo.
+Miguel Hidalgo é bronze em Copa do Mundo eletrizante no México
Assim, cada prova começou com 1 km de corrida, seguido por 7,2 km de ciclismo e mais 2 km de corrida pra completar. Na qualificação, os participantes foram divididos em dois grupos, dos quais os dez primeiros de cada se classificaram direto para a final, que será disputada no sábado. O restante competiu novamente em busca de mais dez vagas na repescagem.
Logo na primeira rodada da qualificação, três brasileiros se classificaram com destaque para o desempenho do masculino. Correndo pelo Grupo 2, Manoel Messias terminou em primeiro ao completar o percurso em 19min55s e Miguel Hidalgo foi o sexto colocado com 20min01s. No Grupo 1, Antonio Bravo Neto fez 21min10s, ficou em 15º e foi para a repescagem. No feminino, Djenyfer Arnold ficou com a décima e última vaga do Grupo 1 com a marca de 22min11s. Pelo Grupo 2, Luisa Baptista foi a 14ª com 22min55s e Vittoria Lopes foi a 17ª com 23min37s.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os três brasileiros que não ficaram entre os dez melhores de seus grupos na qualificação voltaram a ação na repescagem, mas também não conseguiram se classificar na segunda chance que tiveram. No feminino, Vittoria Lopes ficou em 13º com 22min44s e Luisa Baptista foi a 15ª com 22min49s. No masculino, Antonio Bravo Neto terminou em 11º com a marca de 20min31s, mas apenas os cinco primeiros de cada grupo da repescagem avançou para a final.
As finais, neste sábado, serão disputadas em três estágios e com natação, já que as condições do tempo melhoraram. O primeiro classifica os 20 primeiros e elimina os últimos dez. No segundo, dos 20 restantes, apenas dez passam para o terceiro, que vai definir os medalhistas e o campeão mundial.
O interessante é que cada estágio da final acontece muito pouco tempo depois do outro. A largada de cada um é separada por 40 minutos. Ou seja, serão pouco mais de 15 minutos entre o fim de um e o começo do outro para uma disputa que promete ser muito interessante.
Djenyfer Arnold será a primeira a competir, já que os três estágios femininos estão marcados para acontecer às 15h06, 15h46 e 16h26. Manoel Messias e Miguel Hidalgo entram em ação a partir das 17h46 com as fases seguintes acontecendo às 18h26 e às 19h06. O Mundial termina no domingo com as provas de revezamento misto, que acontecem às 17h45.