Miguel Hidalgo conquistou neste domingo a medalha de bronze na etapa de Huatulco, no México, da Copa do Mundo de triatlo sprint numa disputa extremamente equilibrada e eletrizante. Os oito primeiros colocados completaram a prova com uma diferença de apenas dez segundos. O vencedor, o espanhol Genis Grau completou os 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida em 53s47s, apenas um segundo a frente do canadense Tyler Mislawchuk e dois na frente do brasileiro.
+Miguel Hidalgo fica em 6º na etapa de Leeds da Série Mundial
“Sem me esconder em nenhum momento, fiz tudo que eu pude pra ganhar desde a natação. Ainda não foi dessa vez, mas muito orgulhoso da minha performance hoje!”, publicou Miguel Hidalgo nas redes sociais depois da prova. Já o vencedor Genis Grau não escondeu a emoção:
“Eu não esperava isso, é uma grande surpresa. Vim da Inglaterra e não sabia o que ia acontecer nem como me adaptaria ao calor. Nadei bem e consegui ficar com os líderes na bicileta, depois me encontrei com os principais atletas na corrida. Fui ultrapassado algumas vezes, mas sabia que tinha um sprint poderoso e fui para a ponta antes da linha de chegada”, explicou.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na natação, o eslovaco Richard Varga e Tyler Mislawchuk começaram na frente, mas não demorou muito para Miguel Hidalgo assumir a primeira colocação e ser o mais rápido na modalidade ao completar os 750 m em 8min55s.
Apenas 15 segundos separaram os 20 primeiros da transição para o ciclismo, e apesar de uma explosão inicial que viu 14 atletas andarem juntos na primeira metade da primeira volta, o pelotão da frente aumentou para 25 na sequência. Foi neste momento que Genis Grau encostou nos primeiros colocados.
Na metade do ciclismo, Miguel Hidalgo seguia na frente junto com o espanhol Sergio Baxter Cabrera e o japonês Ren Sato de um pelotão que já contava com 38 atletas praticamente juntos. Na transição para a corrida, apenas dez segundos separavam os 40 primeiros colocados, o que fez com que os 5 km finais fossem extremamente emocionantes.
No meio da corrida, a impressão que dava é que qualquer um dos 11 primeiros colocados poderia vencer. No último quilômetro, no entanto, Miguel Hidalgo apertou o ritmo e foi acompanhado por Genis Grau e Tyler Mislawchuk.
A disputa foi acirrada até a linha de chegada e o que determinou a vitória foi o sprint mais forte de Genis Grau, que cruzou em primeiro lugar, seguido por Tyler Mislawchuk e Miguel Hidalgo. “Pensei que ia vencer na última curva, mas Genis (Grau) e Tyler (Mislawchuk) foram os mais rápidos no dia. Estou feliz com o meu desempenho, mas queria muito a vitória, mas repeti o resultado do ano passado. Estou orgulhoso do meu desempenho”, afirmou Miguel Hidalgo.
Além de Miguel Hidalgo, outros quatro brasileiros disputaram a Copa do Mundo em Huatulco no masculino. Antonio Bravo Neto foi o 15º , Matheus Diniz terminou em 31º e Yago Alves foi o 52º, enquanto Kauê Willy não conseguiu completar a prova.
No feminino, disputado na noite de sábado, Luisa Baptista conseguiu um grande resultado ao terminar em sexto lugar com o tempo de 1h00s44. A campeã foi a alemã Annika Koch (1h00s01), enquanto a canadense Emy Legault faturou a prata e a italiana Bianca Seregni completou o pódio com o bronze.