A etapa de Montreal da Série Mundial de triatlo contou com um novo formato de disputa da modalidade. A competição colocou em prática a disputa através do sistema Eliminator e contou com presença brasileira. Vittoria Lopes, Manoel Messias e Miguel Hidalgo competiram nesta sexta-feira (13). O melhor resultado do país foi de Miguel, com o sétimo lugar em sua qualificatória. Todos avançaram para a prova que ocorre nesse sábado (14).
+ Bruno Fratus confirma que tentará ir a Paris-2024 em busca do ouro olímpico
Como funciona o eliminator
O Eliminator é um novo formato intenso que ocorre ao longo de dois dias e ao longo de um percurso super-sprint: 300m de natação, 7,2 km de bicicleta, 2 km de corrida. Até 60 atletas foram sorteados em duas eliminatórias no primeiro dia. Os dez primeiros de cada qualificatória avançaram para o dia seguinte. Além dos 20 atletas, mais 10 competidores se classificaram para o segundo e decisivo dia através de uma repescagem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Todos os 30 atletas classificados para a rodada final no segundo dia de competição. Todos os 30 competidores largam para uma primeira bateria no 2º dia e os 10 últimos que cruzarem a linha de chegada são eliminados. Na segunda bateria do dia participam os 20 atletas que ainda disputam o torneio e novamente os 10 últimos que terminarem a prova são eliminados. Por fim, em uma terceira bateria, agora com apenas os 10 melhores classificados, se conhece o campeão.
Como foi a etapa de Montreal da Série Mundial de triatlo
O melhor brasileiro na etapa de Montreal da Série Mundial de triatlo foi Miguel Hidalgo. Disputando a segunda bateria qualificatória, o atleta do Brasil terminou sua participação com a sétima colocação, com a marca de 21min49s, dois segundos atrás dos líderes da bateria. Da prova de Miguel destaca-se o seu tempo na natação. Com a marca de 03min41s, o brasileiro foi o segundo mais rápido de toda a prova a completar a primeira parte.
Participando da primeira bateria masculina, Manoel Messias avançou para o segundo dia de competição no limite. Ao terminar sua qualificatória com o décimo lugar, com a marca de 21min38s, o brasileiro ficou com a última vaga direta para a próxima fase.
O mesmo não acontece com Vittória Lopes. A brasileira estava na segunda bateria qualificatória da disputa feminina e terminou com o tempo de 25min05, ficando com a 13ª colocação. Vale destacar que uma atleta atrapalhou a performance da triatleta olímpica do Brasil. Com isso, Vittoria teve que disputar a repescagem para buscar a vaga no segundo dia de provas na Etapa de Montreal da Série Mundial de Triatlo.
Na repescagem, Vittoria Lopes fez grande prova. Terminou a natação e o ciclismo em primeiro lugar, mas acabou perdendo posições e fechou a prova na 8ª posição. Graças ao resultado, se classificou para a final, que acontece nesse sábado (15), a partir das 14h30 (do horário de Brasília.