A diretoria executiva da World Triathlon aprovou o reinício dos rankings olímpico e paralímpico a partir de 1º de maio de 2021. O Campeonato Asiático será considerado uma exceção, pois ocorre antes da data do reinício. O período de qualificação olímpica permanecerá aberto até 21 de junho, enquanto a paralímpica até 15 de julho.
O reinício do período de qualificação olímpica significará que os atletas terão a oportunidade de competir em um total de 6 eventos, incluindo as séries mundiais de triatlo em Yokohama e Leeds e as Copas do Mundode Osaka, Lisboa, Arzachena e Huatulco, com provas planejadas em três continentes durante a janela. Os campeonatos continentais restantes e os eventos de qualificação olímpica de revezamento misto também estão planejados para serem realizados durante o período de qualificação.
+Luísa Baptista faz grande prova e sai em quarto em Valencia
O reinício do período de qualificação paralímpica significará que os atletas terão a oportunidade de competir em pelo menos 4 eventos, incluindo séries mundiais e Copas do Mundo de paratriatlo, com competições planejadas em dois continentes durante a janela. Os demais eventos do Campeonato Continental também serão realizados durante o período de qualificação.
A classificação foi congelada em março passado devido ao impacto mundial da pandemia e às restrições de viagens subsequentes que forçaram os atletas ao redor do mundo a limitar seus treinamentos, adiando muitos eventos serem adiados e cancelados. As provas que aconteceram no final da temporada 2020, incluindo o Campeonato Mundial, não contaram para o ranking olímpico e nem paralímpico.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A Diretoria Executiva aprovou na mesma reunião os contratos de Desenvolvimento com o Triathlon das Américas, Triatlo da África e Triathlon da Ásia, que concederão a esses continentes recursos para atividades de desenvolvimento durante a temporada 2021.