A ITU (União Internacional de Triatlo) anunciou o cancelamento de três etapas da Copa do Mundo devido aos impactos da pandemia de coronavírus. Uma delas é uma das provas mais esperadas e tradicionais da modalidade: a Grande Semana de Triathlon Tiszaujvaros, evento realizado na Hungria.
“Um evento com grande significado para nós e para a comunidade do triatlo, como o Tiszy, só pode ser realizado em condições estáveis e seguras e isso é do interesse comum de todos nós. Para nós, a prioridade é proteger a saúde dos atletas e da população local, do público que ama esportes e, infelizmente, na situação atual, não podemos assumir a responsabilidade de realizar o evento”, declarou Tibor Lehmann, diretor do evento húngaro.
+ Brasileiras apostam em tempo ganho para brilhar no triatlo
A Grande Semana de Triathlon Tiszaujvaros estava marcada para julho e depois teve a data alterada para o período de outono do hemisfério norte. Além da etapa da húngara da Copa do Mundo, o evento também teria a Copa Júnior da ETU.
A Associação Húngara de Triathlon, o comitê organizador local e as autoridades locais tentaram manter a competição em 2020, mas optaram pelo cancelamento.
+ Brasil terá seis atletas participando da Missão Europa
Sem eventos na Turquia e na Coreia do Sul
Os outros dois eventos suspensos em definitivo devido ao coronavírus seriam realizados em outubro. A Copa do Mundo de Alanya de paratriatlo e o Festival Europeu de Jovens da ETU, ambos na Turquia, estavam marcados para o período de 1º a 4. Já a Copa do Mundo de 2020 Tongyeong, na Coreia do Sul, seria nos dias 17 e 18. A expectativa dos organizadores dos eventos é que ambos voltem ao circuito em 2021.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
No momento, a World Triathlon de Hamburgo (Alemanha), Montreal (Canadá) e Bermudas seguem mantidas para acontecerem em setembro e outubro. E as Copas do Mundo de Karlovy Vary (República Tcheca), Arzachena (Itália) e Miyazaki (Japão) estão programadas para o mesmo período. E, por enquanto, o Conselho Executivo da ITU confirmou a realização do Campeonato Mundial de 2020.