Siga o OTD

Golfe masculino

Golfe masculino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

O Brasil no golfe masculino dos Jogos Olímpicos

Adilson da Silva foi o único brasileiro na disputa masculina no Rio-2016. Ele começou com uma acima do par, fez o par na 2ª rodada, 2 acima na 3ª rodada e 2 abaixo na rodada final, somando 285 tacadas, 1 acima do par, e 39º lugar no geral entre 60 golfistas.

Favoritos do golfe masculino em Tóquio

O espanhol John Rahm é o líder do ranking mundial do golfe masculino (USA TODAY)

Apenas 6 top-10 e 9 top-20 disputarão o torneio de golfe olímpico em Tóquio. O espanhol John Rahm, de 26 anos, é o líder do ranking mundial e surpreendeu ao vencer o US Open este ano aos 26 anos por apenas 1 tacada. Ele tem uma carreira bem curta e já vem brilhando este ano, com um 5º lugar no Masters e um 8º no PGA Championship.

Quatro jovens americanos irão para os Jogos muito bem cotados. Justin Thomas é o destaque. Ele já soma 14 vitórias no circuito do PGA, venceu o PGA Championship em 2017 e o The Players Championship este ano de maneira brilhante. Já venceu duas vezes o WGC, chamado de Mundial de Golfe, em 2018 e 2020. Os outros americanos são Collin Morikawa, campeão do PGA Championship de 2020, Bryson DeChambeau, campeão do US Open de 2020 e Xander Schufelle, todos com menos de 28 anos.

Mas um dos principais nomes na disputa é de Rory McIlroy. O irlandês do Norte, que representará a Irlanda nos Jogos, é um dos maiores nomes da nova geração do golfe mundial. Venceu seu 1º Masters em 2011 aos 22 anos, mesma idade que virou número 1 do mundo. McIlroy já soma 19 títulos no PGA Tour, com 4 Majors, além de 14 vitórias no circuito europeu e 3 vitórias no Mundial de Golfe.

Outros fortes nomes da disputa são o do japonês Hideki Matsuyama, que venceu o Masters este ano, o norueguês Viktor Hovland e o britânico Paul Casey.

Histórico da Prova

O golfe estreou nos Jogos em Paris-1900, disputado no Golf Club de Compiègne, ao norte de Paris. O primeiro campeão foi o americano Charles Sands, que venceu com 167 tacadas, uma a menos que o britânico Walter Rutherford. Sands curiosamente também competiu no torneio de tênis em 1900 e em 1908 no Jeu de Paume, também conhecido como “tênis real”.

Em St. Louis-1904, 75 golfistas disputaram o torneio, apenas americanos e canadenses. O torneio teve um formato com uma rodada qualificatória e depois um mata-mata. O canadense George Lyon foi o vencedor da disputa na final sobre o americano Chandler Egan, após uma longa disputa debaixo de chuva.

Veio um grande hiato do golfe olímpico e ele só retornou ao programa para o Rio-2016. O torneio acabou sofrendo com a ausência de muitos dos maiores golfistas do mundo, mas ainda assim contou com 8 top-15 do mundo. Após 2 rodadas, o australiano Marcus Fraser liderava isolado com 10 abaixo do par, mas o britânico Justin Rose fez uma grande 3ª rodada para assumir a liderança com 12 abaixo. Na 4ª e última rodada, Rose fez 4 abaixo do par e levou o ouro com 16 abaixo, seguido do sueco Henrik Stenson, 14 abaixo, e do americano Matt Kuchar, bronze com 13 abaixo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Medalhistas do golfe masculino nos Jogos Olímpicos

AnoOuroPrataBronze
1900Charles SandsEUAWalter RutherfordGBRDavid RobertsonGBR
1904George lyonCANChandler EganEUABurt McKinnie
Frank Newton
USA
USA
2016Justin roseGBRHenrik StensonSUEMatt KucharEUA

Quadro de medalhas do golfe masculino nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Estados Unidos1135
Grã Bretanha1113
Canadá1001
Suécia0101

O esporte

Com origens desconhecidas e disputadas, o golfe começou a ter um formato mais parecido com o atual no século XV, na Escócia. Há relatos de esportes similares desde a Roma Antiga, passando pela Dinastia Ming, na China, no século XIV.

Curiosamente, a menção mais antiga do golfe foi justamente o seu banimento pelo Rei Jaime II, da Escócia, em 1457, pois a atividade aparecia como distração dos treinamentos dos arqueiros. Jaime IV retirou o banimento em 1502 e ele próprio começou a praticar.

Em 1764, definiu-se o campo de golfe com 18 buracos, no tradicional campo de St. Andrews, considerado o lar do esporte.

O primeiro Major da modalidade foi disputado em outubro de 1860, na Escócia.

Um dos esportes mais difundidos no mundo, o principal circuito masculino da atualidade é o PGA Tour, que consiste em quase 50 torneios (pré-pandemia), disputados em sua grande maioria nos Estados Unidos envolvendo premiações vultuosas que somara mais de USD 330 milhões na temporada pré-pandemia de 2018-19.

O principal circuito feminino é o LPGA Tour, que conta com pouco mais de 30 torneios e premiações superiores a USD 70 milhões por ano.

O golfe fez sua estreia olímpica em Paris-1900 com torneios masculino e feminino. Esta foi uma das primeiras participações femininas na história dos Jogos. Em St. Louis-1904 tivemos novamente o torneio masculino e por equipes, mas sem disputa feminina. Após isso, o golfe ficou fora dos Jogos até seu retorno no Rio-2016.