Siga o OTD

10km feminino

10km feminino – Maratona aquática – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

Chances do Brasil nos 10km feminino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Ana Marcela Cunha será a representante do Brasil na prova dos 10km da maratona aquática feminina nos Jogos de Tóquio e uma das favoritas a levar a medalha de ouro.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

Favoritas do 10km feminino nos Jogos de Tóquio-2020

A brasileira Ana Marcela Cunha é a principal favorita ao ouro na prova dos 10km em Tóquio (Divulgação/CBDA)

A prova feminina das maratonas aquáticas terá basicamente as mesmas atletas que já vem se destacando nos últimos anos e a brasileira Ana Marcela Cunha é a principal candidata a ficar com a medalha de ouro. Após subir em quase todos os pódios das etapas da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, a maioria deles em primeiro lugar, Ana Marcela é uma das grandes esperanças da torcida brasileira para uma medalha em Tóquio-2020.

Foram poucas as vezes que Ana não subiu ao pódio nos 10km no ciclo, sendo uma dessas únicas justamente o Mundial da modalidade em 2019, quando suas principais adversárias bloquearam Ana na reta final da prova, que não conseguiu avançar em direção ao pórtico, finalizando em quinto lugar. Quem se aproveitou do foco das grandes atletas em Ana Marcela foi a chinesa Xin Xin, campeã na ocasião, que teve o caminho livre para a vitória enquanto a brasileira e as adversárias se embolavam para seguir avançando. É uma adversária perigosa.

Rachele Bruni da Itália, vice no Rio, também é um dos principais nomes do esporte na atualidade, tendo sido campeã do circuito mundial em 2019, mesmo que com menos ouros que Ana Marcela. Já Haley Anderson, que tem conseguido o feito de se manter por uma década da forte seleção americana, terá na Baia de Odaiba sua condição preferida de prova, que é com águas calmas.

Ainda no grupo de favoritas vale destacas as alemãs Finnia Wunram e Leonie Beck, que querem conquistar as primeiras medalhas olímpicas de seu país no feminino; Alice Dearing, da Grã-Bretanha, que será a primeira atleta negra da história a competir em Jogos Olímpicos na natação pelo time britânico; a equatoriana vice mundial em 2017 Samantha Arevallos; e, é claro, a campeã olímpica dos Jogos do Rio, a holandesa Sharon van Rouwendaal, que não conquistou mais medalhas na modalidade desde o título olímpico mas mostrou que está em alto nível com o décimo lugar no mundial de 2019.

Histórico dos 10km feminino nos Jogos Olímpicos

A prova olímpica dos 10km para as mulheres está presente desde os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Larisa Ilchenko, grande destaque do esporte entre 2006 e 2010, foi a primeira campeã olímpica, colocando a bandeira da Rússia no alto do pódio da prova. Ela foi seguida das britânicas Keri-Anne Payne e Cassandra Pedelton, respectivamente prata e bronze.

Na disputa inaugural, as brasileiras Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto brigavam por medalhas até o final da prova, mas um jogo de equipes muito bom feito pelas britânicas encurralou as brasileiras que terminaram respectivamente em 5º e 7º lugares.

Quatro anos depois, Ana Marcela não conseguiu classificação olímpica e o Brasil foi representado apenas por Poliana Okimoto, que não completou a prova após sofrer com uma hipotermia no Hyde Park, local de disputa dos Jogos em Londres-2012. Eva Ristov da Hungria venceu a prova seguida de Hayley Anderson dos Estados Unidos e Martina Grimaldi da Itália. Muitas atletas reclamaram do frio da água na ocasião.

Depois de duas provas em água doce, os Jogos do Rio-2016 foram os primeiros a serem disputados no mar, na famosa praia de Copacabana. Sharon van Rouwendaal, da Holanda, ficou com o ouro, mas a grande história da prova veio com as três atletas a seguir.

Após a desclassificação da francesa Aurelie Muller, Poliana Okimoto ficou com o bronze na Rio-2016, tornando-se a primeira brasileira a ganhar uma medalha nos esportes aquáticos em Jogos Olímpicos (Divulgação)

A princípio, em uma chegada muito agressiva, a francesa Aurelie Muller havia ficado com a prata, seguida de Rachele Bruni da Itália então com o bronze e Poliana Okimoto com o quarto lugar. Mas, a festa francesa durou pouco após os árbitros analisarem que Muller fez um movimento irregular, usando seu corpo para afundar Bruni e bater no pórtico de chagada antes da adversária.

Muller foi desclassificada, Bruni ficou com a prata e para uma explosão de alegria da praia de Copacabana, Poliana Okimoto levou o bronze, se tornando a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica em esportes aquáticos. Emocionada, relembrou em entrevistas para os veículos de mídia todo o duro processo que levou para chegar até ali, pensando inclusive em desistir do esporte após passar mal em Londres. Ana Marcela, que teve problemas com a alimentação durante a prova, terminou em 10º lugar

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

As medalhistas dos 10km feminino nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Pequim 2008Lara Ilchenko (RUS)Keri-Anne Payne (GBR)Cassie Patten (GBR)
Londres 2012Éva Risztov (HUN)Haley Anderson (USA)Martina Grimaldi (ITA)
Rio 2016Sharon van Rouwendaal (NED)Rachele Bruni (ITA)Poliana Okimoto (BRA)

Quadro de medalhas dos 10km feminino nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Hungria1001
Holanda1001
Rússia1001
Grã-Bretanha0112
Itália0112
Estados Unidos0101
Brasil0011