Siga o OTD

Golfe feminino

Golfe feminino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

O Brasil no golfe feminino dos Jogos Olímpicos

Duas brasileiras competiram no Rio-2016. Miriam Nagl começou a disputa com 8 acima do par, fez 6 acima do par na 2ª rodada, 1 acima na 3ª rodada e 1 abaixo na rodada final, somando 298 tacadas, 14 acima e em 52º lugar. Victoria Lovelady também abriu com 8 acima, fez 4 acima na 2ª rodada, 5 acima na 3ª rodada 1 abaixo na final, somando 300 tacadas, 16 acima do par e em 53º lugar.

Favoritas do golfe feminino em Tóquio

Inbee Park foi campeã olímpica do golfe feminino no Rio de Janeiro em 2016 (COI)

Todas as 15 melhores golfistas do mundo disputarão o torneio em Tóquio, com destaque para a armada sul-coreana. Inbee Park tem tudo para defender seu título olímpico conquistado no Rio-2016, após 21 títulos no circuito LPGA, sendo 7 deles Majors. Ko Jin-young tem 8 títulos no LPGA e 2 Majors, Kim Sei-young tem 12 títulos e 1 Major e 2020 e Kim Hyo-joo, campeã do Major Evian Championship em 2014 completam a equipe da Coreia do Sul.

O destaque nos Estados Unidos é o de Nelly Korda. Filha do tenista Petr Korda, campeã do Australian Open de 1998, ela tem apenas 22 anos e é a líder do ranking mundial. Já venceu 3 títulos este ano, incluindo o Women’s PGA Championship, com 19 abaixo do par e 3 de vantagem sobre a 2ª colocada.

A neozelandesa Lydia Ko foi prata no Rio-2016 e já venceu 16 títulos no LPGA, sendo dois Majors.

Outros destaques são a canadense Brooke Henderson, a filipina Yuka Saso, campeã dos Jogos Asiáticos em 2019 e do US Women’s Open este ano, a japonesa Nasa Hataoka e a tailandesa Patty Tavatanakit, vencedora do Major ANA Inspiration este ano.

Histórico da Prova

As mulheres fizeram sua estreia olímpica em Paris-1900 em outubro daquele ano. Os Jogos Olímpicos fizera parte da Feira Mundial e as competições esportivas fora disputadas entre maio e outubro. O golfe foi incluído para dar mais visibilidade ao esporte na França, onde era pouco conhecido.

Dez mulheres competiram no torneio feminino, que contou com apenas 9 buracos e suas histórias só foram descobertas anos depois. Margaret Abbott venceu o torneio com 47 tacadas, 2 a menos que Pauline Whittier e 6 a menos que Abbie Pratt. As três foram creditadas como americanas, mas Abbott nasceu em Calcutá na Índia. De família de Chicago, ela estudava em Paris na época. Whittier nasceu em Boston e por um tempo acreditava-se que ela era suíça, onde estudava na época da disputa olímpica. E Pratt, que estava de férias na França na época, se casou anos depois com um príncipe sérvio, tornando-se princesa.

O golfe feminino só voltou aos Jogos no Rio-2016, e, diferente da disputa masculina, contou com as principais golfistas da atualidade, incluindo nove top-10. A sul-coreana Inbee Park praticamente dominou a competição para levar o ouro. Na 1ª rodada, a tailandesa Ariya Jutanugarn saiu na frente com 6 abaixo do par, mas na 2ª rodada, Inbee Park já assumiu a liderança isolada com 10 abaixo. Na 3ª rodada, foi pra 11 abaixo e fechou de maneira brilhante com 16 abaixo para levar o ouro, com 5 tacadas a menos que a neozelandesa Lydia Ko e 6 a menos que a chinesa Shanshan Feng, bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Medalhistas do golfe feminino nos Jogos Olímpicos

AnoOuroPrataBronze
1900Margaret AbbottUSAPolly WhittierSUIAbbie PrattFRA
2016Park In-BiKORLydia KoNZLFeng ShanshanCHN

Quadro de medalhas do golfe feminino nos Jogos Olímpicos

PaísesOuroPrataBronzeTotal
Coreia do Sul1001
Estados Unidos1001
Nova Zelândia0101
Suíça0101
França0011
China0011

O esporte

Com origens desconhecidas e disputadas, o golfe começou a ter um formato mais parecido com o atual no século XV, na Escócia. Há relatos de esportes similares desde a Roma Antiga, passando pela Dinastia Ming, na China, no século XIV.

Curiosamente, a menção mais antiga do golfe foi justamente o seu banimento pelo Rei Jaime II, da Escócia, em 1457, pois a atividade aparecia como distração dos treinamentos dos arqueiros. Jaime IV retirou o banimento em 1502 e ele próprio começou a praticar.

Em 1764, definiu-se o campo de golfe com 18 buracos, no tradicional campo de St. Andrews, considerado o lar do esporte.

O primeiro Major da modalidade foi disputado em outubro de 1860, na Escócia.

Um dos esportes mais difundidos no mundo, o principal circuito masculino da atualidade é o PGA Tour, que consiste em quase 50 torneios (pré-pandemia), disputados em sua grande maioria nos Estados Unidos envolvendo premiações vultuosas que somara mais de USD 330 milhões na temporada pré-pandemia de 2018-19.

O principal circuito feminino é o LPGA Tour, que conta com pouco mais de 30 torneios e premiações superiores a USD 70 milhões por ano.

O golfe fez sua estreia olímpica em Paris-1900 com torneios masculino e feminino. Esta foi uma das primeiras participações femininas na história dos Jogos. Em St. Louis-1904 tivemos novamente o torneio masculino e por equipes, mas sem disputa feminina. Após isso, o golfe ficou fora dos Jogos até seu retorno no Rio-2016.