“A Rebeca Andrade é baile de favela”. Aposto que você leu cantando. Quem não está com saudades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no mínimo, não viveu intensamente a competição. E para manter as memórias ainda mais vivas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) inaugurou nessa quinta-feira (03), em sua sede, no Rio de Janeiro, uma exposição de itens utilizados por atletas do Time Brasil no Japão, na maior competição do mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O evento de lançamento contou com a presença da ginasta campeã olímpica e mundial Rebeca Andrade, que doou um collant de treino autografado para a exibição, e do presidente do COB, Paulo Wanderley. “Essa exposição de hoje a gente espera que seja constante e frequente, porque mais do que ter um local, temos que apresentar para o público externo mostrar nosso acerto”, falou o mandatário.
“Esse foi um dos primeiros collants que eu usei quando estava em Tóquio e eu tenho um carinho muito grande por ele, porque ele tem a bandeira do Brasil e faz com que eu lembre que tudo valeu a pena, por isso que ele foi escolhido para estar aqui hoje. Espero que as pessoas se inspirem, muita gente vai ver e eu estou muito orgulhosa do que eu fiz”, conta a ginasta.
Entre os demais destaques da exposição estão o pedaço de prancha quebrada de Ítalo Ferreira da final olímpica, a touca e o óculos do nadador Bruno Fratus, um boné da skatista Rayssa Leal e o numeral do barco campeão olímpico de Isaquias Queiroz.
+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
A Tocha Olímpica de Tóquio 2020 e outros cerca de 25 itens do acervo de memorabilia do COB, como mascotes, pins e medalhas também estão expostos na mostra.
Confira a lista de todos os itens e relembre essas conquistas:
- Pedaço da prancha do campeão olímpico Ítalo Ferreira, que foi quebrada na final dos Jogos de Tóquio
- Collant da ginasta campeã olímpica Rebeca Andrade
- Óculos, touca e ingresso da sessão em que o nadador Bruno Fratus conquistou o bronze
- Numeral da embarcação do campeão olímpico Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade
- Boné da medalha de prata olímpica de Rayssa Leal, do skate
- Bola de vôlei assinada pelas atletas medalhistas de prata da seleção brasileira
- Bola de tênis assinada pela dupla de bronze olímpica Laura Pigossi e Luisa Stefani