Nesta segunda-feira (30), a disputa da bocha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 viveu um dia decisivo para saber quem avançaria para a fase de mata-mata da competição. Ao todo, quatro brasileiros conseguiram a campanha perfeita na fase de grupos e carimbaram a classificação para os playoffs: José Carlos Chagas (BC1), Maciel Santos (BC2) Eliseu dos Santos (BC4) e Evelyn de Oliveira (BC3). As quartas de finais já começam a ser disputadas nesta terça-feira em Tóquio.
+ Confira tudo sobre a disputa da bocha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020
Pelo primeiro bloco de partidas, José Carlos Chagas enfrentou o eslovaco Tomas Kral e conquistou o resultado positivo com um triunfo por 4 a 1. Com isso, o brasileiro da classe BC1 avançou para as quartas de finais com uma campanha de três vitórias. O próximo adversário será o holandês Daniel Perez.
Outro que confirmou a sua vaga pela manhã japonesa, Maciel Santos fechou a sua campanha na fase de grupos na classe BC2 com uma vitória de 8 a 1 diante do britânico Claire Taggart. O próximo compromisso do atleta será diante de Hiu Lam Yeung, de Hong Kong.
Já pela noite de Tóquio, a porta bandeira do Brasil na abertura do evento, Evelyn de Oliveira, venceu o australiano Daniel Michel por 3 a 2 e fechou o grupo na liderança. Na próxima fase, a atleta da classe CB4 enfrenta o britânico Scott McCowan.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, Eliseu dos Santos foi outro que fechou a primeira fase com uma campanha perfeita. A confirmação se deu nesta segunda, com a vitória de 6-4 sobre Leung Yuk Wing, de Hong Kong. Na próxima fase, o adversário do brasileiro será o chinês Zheng Yuansen.
Outros resultados
Os outros representantes da bocha do Brasil deram adeus à disputa individual da Paralímpiada. Pela classe BC1, Guilherme Moraes foi derrota pelo russo Mikhail Gutnik por 4 a 3 e mais tarde derrotou o tailandês Subin Tipmanee por 4 a1. Os resultados não foram suficiente para o brasileiro, que foi eliminado.
Já Natali de Faria (BC2) perdeu para Nelson Fernandes, de Portugal, pelo placar de 3-1 e deu adeus à vaga. Da mesma forma com Marcelo dos Santos. Pela classe BC4, o irmão de Eliseu perdeu a terceira na sequência, desta vez para o russo Sergey Safin e encerrou a sua participação.
+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Pela classe BC3, Evani Soares e Mateus Carvalho encerraram a sua campanha com derrota para rivais sul-coreandos. Evani perdeu para Kim Hansoo por 6 a 0, enquanto Mateus foi batido por Jeong Howon, em 3 a 1.