Na noite deste domingo (29), a seleção brasileira conseguiu a sua primeira vitória na disputa do goalball feminino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e, de quebra, se classificou para às quartas de final do torneio. O confronto foi contra o Egito, na Makuhari Messe Hall, e o Brasil venceu por superioridade por 11 a 1.
Não podendo perder para ser eliminado, o Brasil só precisava de um empate para avançar às quartas e eliminar o Egito. Mesmo assim, o país dominou o lanterna do grupo do início ao fim e contou com partida inspirada de Jessica Gomes. .
Só na primeira etapa, as brasileiras abriram 6 a 0 nas adversárias. Nos últimos 5 segundos do período, a seleção japonesa marcou o primeiro gol através de uma penalidade cometida pela jogadora brasileira.
Nos 10 minutos finais, o Brasil ampliou a vantagem para 9 a 1 em menos de 3 minutos. Quando restavam 8 min para o fim do jogo, Jéssica Gomes fez seu oitavo gol, colocou a diferença em 10 e garantiu a vitória por 11 a 1 e a classificação brasileira.
Essa foi uma vitória por superioridade. Quando um time bate o outro por 10 de diferença, o jogo é encerrado naquela hora.
Com isso, a equipe brasileira terminou a campanha na fase de grupos com uma vitória, duas derrotas (contra Estados Unidos e Turquia), e um empate (com o Japão).
A próxima adversária nas quartas de final ainda não está definida, mas muito provavelmente será a China. Como quarto colocado, o Brasil enfrenta o vencedor da outra chave. Líder com um jogo a menos, a China enfrenta o Canadá, último da chave até aqui.
+ Confira TUDO sobre a disputa do goalball feminino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Goalball nos Jogos Paralímpicos
O goalball é uma modalidade disputada por atletas com deficiência visual das classes B1, B2 e B3. Todos os atletas, independente do nível de perda visual, utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, 9m de largura por 18m de comprimento, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. A bola, com 76 cm de diâmetro e peso de 1,25 kg, tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.
+ Confira TUDO sobre a disputa do goalball feminino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
A busca pela primeira vitória nunca teve um cenário tão promissor, já que o adversário será o Egito, que soma três derrotas na competição até aqui.