Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fecha quinto dia da natação e Tóquio com dois ouros e três pódios

Gabriel Geraldo dos Santos e Maria Carolina Santiago conquistam o ouro no quinto dia da natação em Tóquio; Beatriz Carneiro é bronze

Ale Cabral/CPB

O quinto dia da natação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 rendeu mais três medalhas para o o Brasil nas piscinas da capital japonesa, sendo duas de ouro e uma de bronze. Após ter batido o recorde paralímpico mais cedo na classificatória, Maria Carolina Santiago repetiu o ótimo desempenho na decisão e conquistou a medalha de ouro nos 50 m livre da classe S12. Já Gabriel Geraldo dos Santos fechou o domingo (29) subindo no lugar mais alto do pódio nos 200 m da classe S2. O dia ainda rendeu a medalha de bronze para Beatriz Carneiro.

+ Confira o Guia Paralímpicos do OTD!

Maria Carolina Santiago conquistou o ouro no mesmo dia que bateu o recorde paralímpico (Alê Cabral/CPB)

Nadando na raia quatro, Maria Carolina Santiago fez uma prova impecável nos 50 m livre da classe S12 e liderou de ponta a ponta para ficar com a medalha de ouro ao fechar a prova em 26s82, 24 centésimos mais rápida que a medalhista de prata, a russa Anna Krivshina. O pódio foi completo por Carlotta Gilli, da Itália.

“A sensação ali em cima do pódio é incrível. Ouvir o hino nacional ali em cima é a consolidação de um sonho. Consegui fazer tudo o que vinha treinando e isto é muito gratificante. Todo aquele trabalho, todo aquele suor é recompensado”, avaliou a nadadora.

Gabriel Geraldo dos Santos vence os 200 m

Pela disputa dos 200m livres da classe S2, Gabriel Geraldo dos Santos conquistou a medalha de ouro da prova ao completar a disputa com o tempo de 4m06s52, com uma vantagem de mais de sete segundos em relação ao chileno Alberto Arbaza, que foi prata. O bronze ficou com o russo Valdmir Danilenko. Outro brasileiro à disputar esta final, Bruno Becker foi o quarto colocado.

“Eu acreditava muito nessa medalha. Esta é a minha prova principal e tinha treinado muito por essa medalha. Tinha tudo muito bem ensaiado, e mapeado na minha cabeça para que conquistasse essa medalha e eu confiei neste plano, que acabou dando certo”, declarou Gabriel.

Gabriel Geraldo dos Santos
Gabriel Geraldo dos Santos conquista o ouro, sua segunda medalha em Tóquio (Ale Cabral/CPB)

Esta foi a segunda medalha de Gabriel Geraldo dos Santos na natação em Tóquio. Anteriormente o nadador já havia conquistado a medalha de prata nos 100m costas, no primeiro dia das disputas nas piscinas da capital japonesa.

Beatriz Carneiro conquista o bronze

O Brasil conquistou ainda uma medalha de bronze através da natação neste domingo (29). Numa disputa praticamente entre irmãs pela medalha, Beatriz Carneiro conseguiu o toque dois centésimos antes que sua irmã gêmea Débora e conseguiu o seu lugar no pódio nas piscinas japonesas.

Beatriz Carneiro Tóquio
Beatriz Carneiro conquista o bronze ficando à frente da sua irmã por dois centésimos (Ale Cabral/CPB)

Pela disputa dos 100 m peito da classe SB14, Beatriz e Débora ficaram lado a lado, nas raias 3 e 2, respectivamente, e também durante toda a prova. Com um ritmo intenso durante toda a disputa, a decisão de quem ficaria com a medalha veio na hora do toque, com Beatriz conseguindo o pódio por uma diferença de apenas dois centésimos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Foi uma prova emocionante. No Rio eu não tinha experiência do que era isso. E agora com essa medalha sinto que estou no caminho certo e espero só evoluir cada vez mais”, avaliou Beatriz em entrevista concedida ao lado de sua irmã, que também comemorou muito resultado da dupla. “Falei pra Bia antes de entrar na piscina que essa prova era dela. O que fica agora é o alívio, já que nós duas conseguimos comemorar uma medalha aqui em Tóquio”, avaliou Débora, que foi bronze com o revezamento brasileiro.

Outras finais

O Brasil ainda contou com outros três representantes participando de finais da natação neste domingo. Pela prova dos 100 m peito masculino da classe SB14, João Pedro Brutos de Oliveira conquistou a sétima colocação ao fechar a prova com o tempo de 1m07s84.

“Fiquei muito feliz de ter chego até a final. Gostei demais de ter participado de uma Paralímpiada. Acabei não gostando muito do meu tempo na decisão, mas não vou desanimar e vou seguir trabalhando”, avaliou o nadador.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Mais tarde, Maiara Barreto e Edenia Garcia representaram o Brasil na decisão dos 50 metros costas da classe S3. Maiara conseguiu um tempo de 59s50 e fechou a disputa na quarta colocação, enquanto Edenia Garcia foi a oitava colocada com o tempo de 1m07s83.

Mais em Paralimpíada Todo Dia