O sábado(28) marcou a estreia da disputa da bocha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ao todo, o Brasil esteve envolvido em 11 confrontos, com 12 atleta estreando na disputa da capital japonesa. Entre os confrontos, o destaque ficou para o encontro entre os irmãos dos Santos, em que Eliseu conseguiu a vitória sobre Marcelo.
O confronto foi marcado pelo equilíbrio. Integrantes do grupo E da classe BC4, os irmãos dos Santos dividiam o domínio da partida em cada end. Na primeira metade, Eliseu dos Santos levou a melhor e abriu 3 a 0. Na sequência, Marcelo buscou o empate e forçou o tiebreak. Na parcial decisiva, Eliseu conquistou a vitória por 4 a 3.
+ Revezamento é bronze e Gabriel Bandeira quebra o recorde mundial
Outro representante brasileiro da bocha que começou a sua campanha de forma vitoriosa foi Evelyn de Oliveira. A porta-bandeira brasileira na abertura dos Jogos derrotou Maria Bjurstrom, da por 4-2 no grupo D da classe BC3. Já José Carlos de Oliveira, conseguiu a vitória diante do português André Ramos por 6 a 1 pela disputa do grupo D da classe BC1. Entre os vitoriosos, soma-se ainda o nome de Maciel Santos, que venceu o sul-coreano Yongjin Lee, por 11 a 0.
Outros seis brasileiros estrearam, porém com derrota. Pela classe BC1, Andreza Victoria acabou derrotada por Witsanu Huadpradit (THA) por 5 a 4 pelo grupo B. Já Guilherme Moraes foi superado pelo holandês Daniel Perez por 13 a 1, em confronto válido pelo grupo C.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Campeã paralímpica na Rio 2016, Evani Calado estreou em Tóquio com derrota na classe BC3 ao ser superada pelo português José Macedo pelo placar de 4 a 3, em duelo válido pelo grupo B. Mateus Carvalho foi outro que começou com derrota, para o japonês Kawamoto Keisuke pelo placar de 4 a 2 pelo grupo C.
+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Nas demais partidas, Andreza Vitória perdeu a segunda partida ao ser superada por Chew Wei Lun (MAS) por 5-2 no grupo B da classe BC1. No último jogo do dia, Natali Faria perdeu para Nadav Levi (ISR) por 8-0 no grupo D da classe BC2.