Na manhã desta sexta (06), foram definidas as finalistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio no basquete feminino. Estados Unidos e Japão farão a grande final da competição. A decisão será no sábado (07), às 23h30 (horário de Brasília).
A Sérvia, que perdeu para os Estados Unidos, e França, que caiu ante o Japão, vão se enfrentar no domingo (8), às 4h, na disputa pelo terceiro lugar.
Estados Unidos 79 x 59 Sérvia
No primeiro jogo da semifinal, os Estados Unidos fez valer seu favoritismo e venceu a Sérvia pelo placar de 79 a 59. Com a vitória, as americanas vão em busca do sétimo ouro seguido nos Jogos Olímpicos.
A partida foi dominada pelo time norte-americano, que liderou do início ao fim. As americanas venceram todos os quartos da partida. No primeiro quarto, o placar ficou em 25 a 12, e o segundo em 16 a 11. As jogadoras foram para o intervalo com o placar de 41 a 23 para os Estados Unidos.
Na volta do intervalo, a Sérvia precisava de um jogo perfeito para conseguir virar e se classificar, porém isso não aconteceu. Os dois últimos quartos seguiram no mesmo caminho do primeiro tempo. As norte-americanas venceram o terceiro por 17 a 16 e o último quarto por 21 a 20. O placar final ficou em 79 a 59.
O principal destaque da vitória americana foi a pivô Brittney Griner. A craque marcou 15 pontos e pegou 12 rebotes. Já pelo lado da Sérvia, Yvonne Anderson se destacou com 15 pontos.
Japão 87 x 71 França
A ótima e surpreendente campanha japonesa continua nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As anfitriãs venceram a França pelo placar de 87 a 71 e estão na grande final e na busca pelo ouro.
O primeiro tempo foi de dois quartos bem distintos. A França começou a partida muito bem e venceu por 22 a 14. Entretanto, no segundo quarto, as japonesas tiraram a vantagem de oito pontos, e venceram com autoridade por 27 a 12. O jogo foi para o intervalo com vitória parcial do Japão, com o placar de 41 a 34.
Após o intervalo, o domínio japonês continuou – o terceiro quarto ficou em 27 a 16 para o Japão. No último quarto, a França precisava tirar uma grande diferença no placar, o que não aconteceu. Mesmo vencendo a última parcial por 21 a 19, as francesas não conseguiram chegar no placar e estão eliminadas. O placar final ficou em 87 a 71 para o Japão.
A principal cestinha do Japão foi Himawari Akaho, que fez 17 pontos, além de pegar sete rebotes. Outro destaque japonês é o de Rui Machida, que continua impressionando pelos números em assistências durante a competição – só hoje foram 18 assistências, além de nove pontos. Enquanto, pela França, o destaque foi Sandrine Gruda, com 18 pontos, sendo a cestinha da partida.
Por Felipe Melo.