Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil quebra o recorde de medalhas em Jogos Olímpicos

Com final do vôlei feminino, Brasil garante 20 pódios e bate o recorde de medalhas na história das Olimpíadas

Recorde de medalha - Brasil - Jogos Olímpicos de Tóquio
(Rafael Bello/COB)

O Brasil fez história nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Antes do fim da competição, a delegação brasileira garantiu o novo recorde de medalhas do país em Olimpíadas. Até então, a melhor participação do Brasil na história havia sido em 2016, quando os brasileiros subiram ao pódio em 19 oportunidades. Mas nesta sexta-feira (6), com a classificação da seleção feminina de vôlei à final, o Brasil já tem 20 medalhas garantidas.

Na Rio-2016, os 19 pódios conquistados pelo Brasil foram divididos em sete ouros, seis pratas e seis bronzes. Cinco anos mais tarde, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o país já conquistou 16 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

+Confira o quadro de medalhas completo dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Mas além delas, a delegação brasileira já tem garantida mais duas medalhas no boxe, com Beatriz Ferreira e Hebert Conceição, que estão na final de suas categorias, e mais duas, no futebol masculino e no vôlei feminino, que também estão na decisão.

“É uma honra incrível ter colaborado para mais uma medalha para o Brasil quebrar esse recorde. Todo dia eu olho o quadro de medalhas. É importante. Nós estamos aqui com o dinheiro público, representando um povo. E quando as coisas não dão certo, temos que repensar. Então quando acontece essa situação de a gente conseguir e passar e nossa missão estar quase cumprida, dá um alento. Vim aqui por uma causa , que é representar o nosso país, conseguir uma medalha e deixar um legado para as futuras gerações”, destacou o técnico Zé Roberto Guimarães.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Destas, sete medalhas são de mulheres, outra marca histórica para a delegação brasileira. Além disso, Rebeca Andrade é a única atleta do país que conquistou mais de uma medalha (prata no individual geral da ginástica artística e ouro no salto). E skate, boxe e natação são os esportes com mais pódios nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com três cada.

O recorde de medalhas, no entanto, ainda pode aumentar. Isso porque o vôlei masculino disputa o bronze no clássico sul-americano com a Argentina, enquanto Isaquias Queiroz está na semifinal do C1 1000m masculino, com grandes chances de ir à final e subir ao seu quarto pódio olímpico.

Confira as medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio:

Ouro

Ítalo Ferreira – Surfe
Rebeca Andrada – Ginástica Artística
Martine Grael e Kahena Kunze – Vela
Ana Marcela Cunha – Maratona Aquática

Prata

Kelvin Hoefler – Skate Street
Rayssa Leal – Skate Street
Rebeca Andrade – Ginástica Artística
Pedro Barros – Skate Park

Bronze

Fernando Scheffer – Natação
Bruno Fratus – Natação
Laura Pigossi e Luisa Stefani – Tênis
Thiago Braz – Atletismo
Alison dos Santos – Atletismo
Abner Teixeira – Boxe
Mayra Aguiar – Judô
Daniel Cargnin – Judô

Mais em Tóquio 2020