De Tóquio – Todas as atenções na vela foram para Martine Grael e Kahena Kunze, que conquistaram o ouro na 49er FX dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Contudo, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan também tiveram um grande dia, ficaram na oitava colocação e venceram uma regata na Ilha de Enoshima, assumindo o quinto lugar na 470 feminina.
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan começaram a terça-feira (3) na sétima colocação e subiram duas posições antes da decisiva regata da medalha, que será realizada na quarta-feira (4).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A dupla brasileira soma 62 pontos após 10 regatas realizadas. Os líderes são as britânicas Hannah Mills e Eilidh McIntyre que somam apenas 28 e já venceram duas regatas e descartaram um nono lugar. Os barcos da França, Polônia e Eslovênia vêm na sequência.
Ou seja, as eslovenas Tina Mrak e Veronika Macarol estão no quarto lugar e bem à frente de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. O barco da Eslovênia soma 55 pontos, sete a menos do que brasileiro.
Na vela, o vencedor de cada regata recebe um ponto, o segundo dois pontos e assim por diante. Ou seja, quanto menor o número de ponto, melhor é a colocação geral. Contudo, a regata da medalha vale o dobro de pontos.
Diante deste cenário, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan precisam de uma vitória na regata da medalha da 470 feminina e um péssimo desempenho das adversárias na definição dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
+ Confira o Guia Olímpico do OTD!
Nacra 17
Única classe da vela que é mista, a Nacra 17 chegou ao seu fim nos Jogos Olímpicos de Tóquio com o término da regata da medalha. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino terminaram na 10ª colocação geral e com 117 pontos somados.
O 10º lugar também foi a colocação da dupla na regata da medalha e somou 20 pontos, já que a pontuação é dobrada.