Tóquio – A seleção brasileira de judô terminou sem medalha o inédito torneio por equipes mistas de judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O time perdeu para Holanda e Israel e acabou a participação em sétimo lugar. A competição ocorreu neste sábado (31) e fechou as disputas da modalidade, toda ela realizada na Nippon Budokan. Com isso, o Brasil sai da Olimpíada com dois bronzes, um de Daniel Cargnin e outro de Mayra Aguiar.
Vale lembrar que o Brasil não pode contar com Maria Suelen Altheman, lesionada um dia antes, durante a participação dela na competição individual. A atleta da categoria pesado sofreu lesão no ligamento patelar do joelho esquerdo e precisará passar por cirurgia. Assim, começou a campanha no torneio por equipes dos Jogos Olímpicos de Tóquio pelas quartas de final, contra a Holanda. Lutaram Larissa Pimenta, Daniel Cargnin, Maria Portela, Rafael Macedo, Mayra Aguiar e Rafael Silva. Só Mayra e Daniel venceram e os holandeses fizeram 4 a 2.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A seguir, contra Israel pela repescagem, colocou outra equipe, formada por Larissa Pimenta, Eduardo Katsuhiro, Maria Portela, Eduardo Yudi, Mayra Aguiar e Rafael Buzacarini. Derrota pelo mesmo placar, sendo que Mayra Aguiar, novamente, e Maria Portela fizeram os pontos da seleção brasileira.
Após a derrota, Mayra estava visivelmente chateada em uma imagem contrastante com a de quinta. “Eu odeio perder, não assisto competição antes de lutar porque eu sinto muito naquele momento, vivo muito. A gente tem potencial, poderia chegar no lugar mais alto do pódio. Seria um feito histórico na primeira vez da competição por equipes e estávamos com muita vontade. Mas eu sei que cada um deu tudo de si”. Na luta contra a israelense, enfrentou uma atleta de uma categoria acima. “Tava com receio de lutar na categoria de cima, mas quando boto o quimono, o espírito competitivo fala mais alto. Consegui lutar bem, fui até o final. Mesmo dois shidôs atrás, fui pra cima e consegui o ippon. Na segunda o objetivo era ganhar de shidô, mas vi que tava boa a pegada e consegui jogar de ippon.”