A quinta-feira (28) da vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi bem agitado para o Brasil na vela, com direito a regatas vencidas em duas classes. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan vencem na 470 feminina e pularam para a 3ª colocação. Marco Grael e Gabriel Borges também terminaram na frente em uma de suas velejadas e seguem no bolo. Melhor velejador até aqui, Robert Scheidt caiu para 4º, mas segue na briga por medalhas.
Melhor classificado dentre todos os velejadores até o momento, Robert Scheidt conseguiu na 7ª e 8ª regatas da laser um 8º e um 12º lugar. O maior medalhista olímpico do Brasil caiu de 3º para 4º no geral, 4 pontos atrás de norueguês que agora ocupa o terceiro posto. Faltam 2 regatas antes da medal race.
Vitórias e melhoras
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram a 3ª regata da Classe 470 fem e pularam para o 3º no geral com 6 pontos. Na sequência, a quarta regata em 10º lugar e caíram para a quinta colocação As duas continuam vivas na briga pela corrida da medalha. Serão 10 regatas até a medal race.
Marco Grael e Gabriel Borges também tiveram um bom dia. Na 5ª regata da 49er masculina, terminaram em sexto lugar. Na sétima, obtiveram grande performance e saíram com a vitória. Com isso, subiram na classificação geral e agora são nonos, mas a classificação está bem embolada. Precisam ficar entre os oito para brigar por medalhas.
Outros resultados
Patrícia Freitas terminou a 11ª regata em 15º lugar e a últim em 12º. Com isso, avançou a Medal Race, mas não tem mais chances de pódio. É a atual 10ª colocada no geral.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na classe 470, Henrique Haddad e Bruno Benthlen terminaram a terceira regata em 17º lugar. Se recuperaram na sequência, fechando em segundo. A dupla ocupa a nona posição na lista geral.
Por fim, na classe Finn, Jorge Zarif conseguiu um 15º e um 9º lugar nas regatas de ontem. e terminou na 13ª posição geral. Hoje, foi quinto e 11º e manteve a colocação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.