Em um jogo de muito equilíbrio e competitividade, a dupla brasileira formada por Alison e Álvaro Filho conheceram a primeira derrota do Brasil na disputa dos dois naipes do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Enfrentando os norte-americanos Philip Dalhauser e Nicholas Lucena, os brasileiros acabaram derrotados por 2 sets a 1, parciais de 22/24, 21/19 e 13/15.
A vitória da dupla dos Estados Unidos embola a disputa do grupo D, que tem Alison e Álvaro Filho e Philip Dalhauser e Nicholas Lucena empatados na liderança com três pontos cada. As outras duplas da chave, os holandeses Brouwer/Meeuwsen e os argentinos Azaad/Capogrosso se enfrentam mais tarde ainda nesta terça.
O próximo desafio da dupla brasileira será na quinta-feira, contra os representantes europeus da chave, a partir das 10h (horário de Brasília). A vitória garante os brasileiros na próxima fase. Caso percam o jogo, podem depender da repescagem para avançar ao mata-mata.
+ Confira TUDO sobre a disputa do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Mais duas duplas brasileiras entram em quadra ainda hoje. A partir das 03h, Evandro/Bruno Schmidt enfrentam os marroquinos Abicha/Elgraoui. Mais tarde, às 10h, Ágatha/Duda jogam contras as chinesas Wang/X. Y. Xia.
O jogo
No primeiro set, como era esperado, Alison e Álvaro Filho encontraram dificuldade nos primeiros movimentos. Mesmo tendo mais volume de jogo, os brasileiros viram os americanos cresceram, principalmente na reta final do set, e encontraram problemas.
No momento de definição, a dupla do Brasil chegou a ter o set point, mas perdeu as oportunidades e os representantes dos Estados Unidos empataram em 20 a 20. Na sequência, no vai a dois, os brasileiros erraram e acabaram derrotados por 24 a 22.
Na segunda parcial, os brasileiros foram melhor na partida. Com uma grande performance, Alison e Álvaro Filho conseguiram abrir uma vantagem considerável de quatro pontos na metade do set. Mantendo o nível, a dupla soube administrar a tentativa de reação dos rivais e fechou a parcial em 21 a 19.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
No tie-break, a dupla brasileira cometeu mais erros que o comum e sofreu nas mãos dos norte-americanos, que souberam aproveitar estes vacilos para abrir vantagem na parcial decisiva. Alisson e Álvaro Filho até chegaram a ameaçar uma reação na reta final, porém não conseguiram reverter a situação e foram superados por 15 a 13.