Tóquio – Cinco funcionários do hotel em Hamamatsu escolhido pelo judô para fazer a aclimatação visando os Jogos Olímpicos de Tóquio testaram positivo para a covid-19 antes da chegada da deleção. A informação foi revelada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta terça-feira (13) e forçou o órgão a intensificar medidas de proteção. A delegação na hospedagem é composta por seis atletas, mais comissão técnica e pessoal de apoio em um total de 26 pessoas. Nos próximos dias chega um segundo grupo contando com mais sete judocas que irão competir.
“Tem um ponto sensível que a gente precisa relatar aqui para vocês na cidade de Hamamatsu. Num dos hotéis da delegação brasileira, cinco funcionários testaram positivo (pra covid-19) antes da chegada da nossa delegação”, revelou Ana Carolina Côrte, coordenadora de serviços médicos do COB. “A gente tem conversado diariamente com a cidade para entender o que eles estariam adotando de medidas para que a gente pudesse minimizar o risco. Eles estão relatando diariamente os resultados da testagem de todos os funcionários e hoje já não existe nenhum caso. Esses funcionários, em momento algum, tiveram contato com a nossa delegação.”
+ Parte da seleção de judô já está no Japão e inicia treinos em Hamamatsu
Ainda de acordo com Ana Carolina Côrte, foi necessário criar condições ainda mais restritivas, como a utilização de elevador privativo, fluxo próprio de deslocamento, alimentação em local exclusivo e obrigatoriedade máscaras N95. “Todos os funcionários estão sendo testados diariamente e a gente está tendo o feedback”, acrescentou. Apesar do alerta, o COB optou por manter a programação e não trocar de hotel. “Eles fizeram o isolamento necessário dessas pessoas, isolaram todas os contactantes próximos e todas as medidas definidas pelo hotel nos davam segurança de manter a nossa equipe ali”, disse a médica. “A equipe do judô tem se sentido muito segura pelo contato praticamente zero com o pessoal do hotel.”
Modalidade de contato
De acordo com os protocolos para a contenção de transmissão da covid-19, eventuais casos positivos exigiriam 14 dias de isolamento não apenas da pessoa com a infecção confirmada, mas também dos chamados contatos próximos. Esses são quaisquer pessoas que tiveram contato com o infectado por mais de 15 minutos a uma distância de menos de um metro. Considerando ser o judô uma modalidade de contato, o risco fica ainda maior. O torneio olímpico de Tóquio vai de 24 a 31 de julho.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Hamamatsu foi escolhida a dedo pela delegação de judô e não é de hoje. A CBJ, confederação brasileira da modalidade, utilizou o Mundial de 2019, realizado em Tóquio, como uma espécie de ensaio para a Olimpíada, programada, na ocasião, para o ano seguinte. Estima-se que cerca de 10 mil habitantes da cidade, localizada a cerca de 260 quilômetros de Tóquio, nasceram no Brasil.