A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) confirmou nesta segunda-feira os nomes dos três atletas que vão representar o Brasil no mountain bike dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O país conquistou três vagas pelo ranking da União Ciclística Internacional (UCI), duas no masculino e uma no feminino. Mas essas cotas não são nominais. Por isso, era preciso uma convocação para que os nomes fossem oficializados e a CBC confirmou Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi e Jaqueline Mourão.
Principal nome do mountain bike no país, Henrique Avancini, de 32 anos, que começou o ano como número 1 do ranking mundial, vai chegar a Tóquio como candidato ao pódio. Será a segunda participação olímpica do atleta, que ficou em 23.º lugar na Rio-2016.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Já Jaqueline Mourão, de 45 anos, vai participar pela sétima vez de uma edição de Jogos Olímpicos. A atleta, que se divide entre o mountain bike e o esqui cross country, participou das edições de verão de Atenas-2004 e Pequim-2008 e das edições de inverno de Turim-2006, Vancouver-2010, Sochi-2014 e PyeongChang-2018.
A melhor participação de Jaqueline Mourão no mountain bike em Jogos Olímpicos foi em Atenas-2004, quando ela ficou em 18.º lugar. Em Pequim-2008, ela ficou em 19.º. Após 13 anos de sua última participação na modalidade, ela volta a uma Olimpíada de verão.
Já Luiz Henrique Cocuzzi, de 27 anos, vai disputar pela primeira vez na carreira de uma edição dos Jogos Olímpicos.