A vacinação da delegação brasileira que vai a Tóquio-2020 começou nesta sexta-feira (14) no CT Paralímpico, em São Paulo. E os primeiros atleta a serem vacinados foram Antônio Tenório, do judô paralímpico, e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática. Vale destacar que o judoca ficou 18 dias internado e foi imunizado exatamente um mês após ter se recuperado da Covid-19.
“É um momento ímpar para nós, passamos por momentos difíceis. Depois de 18 dias de internação… Então para mim é muito gratificante esse momento de ser o primeiro atleta paralímpico a ser vacinado”, celebrou Antônio Tenório, após receber a primeira dose da vacina da Pfizer.
. @tenoriojudoca1 é o primeiro atleta vacinado na cidade de São Paulo! https://t.co/lhEC7fpRrO
— Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB 🇧🇷 (@cpboficial) May 14, 2021
“Estamos muito satisfeitos de poder ir aos Jogos imunizados e ainda oferecer estas doses adicionais aos brasileiros. Temos a responsabilidade de vacinar e proteger nossos atletas, aceitando esta doação do COI. Esperamos que todos possam se vacinar”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.
Além de Ana Marcela Cunha e Antônio Tenório, a equipe brasileira do vôlei sentado também esteve no CT em São Paulo e recebeu a primeira dose da vacina. Gustavo Tsuboi, do tênis de mesa e Larissa Oliveira, da natação, também foram imunizados, entre outros atletas.
A vacinação será realizada nos dias 14, 17 e 18 de maio, das 10h às 16h (de Brasília), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Poderão receber as doses atletas olímpicos e paralímpicos, além de membros das comissões técnicas, árbitros e jornalistas.
Vacinação pelo Brasil
A vacinação dos credenciados para os Jogos de Tóquio-2020 também ocorrerá em outras cinco capitais do país. Em Brasília, Porto Alegre e Fortaleza, a vacinação acontecerá somente na segunda (17), enquanto em Belo Horizonte, será apenas na quarta (19).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Já o Rio de Janeiro contará com três localidades para a imunização. Duas delas já foram confirmadas: a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) e Saquarema (Centro de Desenvolvimento de Vôlei). Assim, ambos farão a vacinação nesta sexta (14). E por fim, o terceiro local, ainda a confirmar, deverá aplicar as vacinas nos dias 17 e 18 maio.
As vacinas serão concedidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e não vão sair, então, das doses obtidas pelo Governo Federal para vacinar a população. Além disso, para cada dose cedida à delegação do Brasil, o COI vai doar outras duas ao SUS para imunizar os brasileiros. Assim, cerca de 1800 pessoas serão imunizadas, sendo aproximandamente 590 em São Paulo.