8 5
Siga o OTD

Tóquio 2020

‘Fazer parte de uma Olimpíada é surreal’, diz o skatista Luiz Francisco

Melhor brasileiro no ranking mundial de skate park, Luiz Francisco não esconde o desejo e a vontade de estar em Tóquio 2020

luiz francisco luizinho STU National circuito brasileiro de skate Criciúma
(Tauana Sofia)

Com pouco menos de dois meses para o fechamento do ranking olímpico, a seleção brasileira de skate, tanto street como park, está se preparando para as competições que ainda somam pontos para a classificação olímpica, nos Estados Unidos. Debutando em Jogos Olímpicos, os atletas da modalidade não escondem a ansiedade e o desejo de fazer parte do maior evento esportivo do planeta. Um dos que podem estar na Olimpíada, Luiz Francisco é direto ao comentar sobre a chance de estar em Tóquio. “Fazer parte de uma Olimpíada é surreal”.

Um dos 12 classificados para o Japão seria Luiz Francisco. Segundo colocado no ranking mundial de skate park, o jovem atleta não esconde a vontade de estar na Olimpíada e lembra do que passou nos últimos anos para estar entre os primeiros atletas olímpicos da modalidade.

-Governo confirma vacinação da delegação brasileira que vai a Tóquio

“Eu abdiquei da minha vida por três anos para isso. Fiquei só competindo e me preparando, tive lesões e cirurgias no ombro e na mão, mas vou ser recompensado, vai valer a pena. Estar na seleção brasileira de skate é gratificante. Fazer parte de uma Olimpíada é surreal”, comentou Luiz Francisco.

Luiz Francisco - Skate Park
Reprodução Instagram/ luizfrancis.co

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio, edição em que fará sua estreia olímpica, o skate irá classificar os 20 primeiros colocados de cada ranking mundial respeitando o limite de três skatistas por país, totalizando 40 atletas por modalidade. No atual momento, o Brasil levaria 12 representantes, que a quantidade máxima por um país, para a Olimpíada de Tóquio. Além do ranking, os atletas que subirem ao pódio no Mundial de Street também se garante nos Jogos Olímpicos na modalidade.

Se preparando para as competições que faltam

Neste momento a seleção brasileira de skate está nos Estados Unidos. Os atletas das duas modalidades se preparam juntos na Califórnia. Na próxima semana os skatistas seguirão para o Iowa e entre os dias 17 e 23 de maio, os brasileiros disputam uma etapa do Dew Tour, competição que valerá pontos para o ranking mundial e olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Skate - CBSk -Coronavírus
Pâmela Rosa lidera o ranking mundial de skate street (Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.b)

Posteriormente, a equipe brasileira se dividirá e os atletas do street seguirão para a Itália. Em Roma, entre os dias 31 de maio e 6 de junho acontecerá o Mundial de skate street. Os três primeiros colocados da competição se garantem de forma direta na Olimpíada de Tóquio. O Campeonato Mundial de park, que estava programado para acontecer entre os dias 14 e 20 de junho, foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19.

Veja como está a preparação da seleção brasileira nos Estados Unidos

Mais em Tóquio 2020