Restando 88 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil conheceu nesta segunda-feira (26) os atletas que representarão o país na disputa do tênis de mesa através de convocação anunciada pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) em suas redes sociais. A lista com seis atletas titulares foi formada por: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Caroline Kumahara, Jessica Yamada e Vitor Ishiy.
+ Renan Dal Zotto piora e volta a ser entubado por causa da covid-19
O primeiro nome a ser confirmado na equipe foi Hugo Calderano. Garantido nos Jogos desde o ouro conquistado no Pan de Lima 2019, o atleta é o sétimo colocado no ranking mundial da ITTF. Calderano é detentor de uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 e bicampeão individual Pan Americano e participará de sua segunda edição olímpica na carreira.
Outra atleta que participa de sua segunda edição de Jogos Olímpicos será Bruna Takahashi. Primeira mesa-tenista brasileira a figurar no Top 50 do planeta e se sagrar campeã mundial buscará no Japão a sua primeira medalha olímpica.
Atleta mais experiente do grupo, Gustavo Tsuboi faz história ao ser convocado novamente para representar o Brasil em mais uma competição olímpica. Nome constante no tênis de mesa brasileiro desde Pequim 2008, o atleta vai para a sua quarta edição olímpica, se tornando o segundo nome do tênis de mesa brasileiro com mais participações em Olimpíadas. Ele fica atrás apenas de Hugo Hoyama, que participou de sete Olimpíadas.
Caroline Kumahara será outra a fazer história ao representar o Brasil em Tóquio. Partindo para a sua terceira participação em Jogos Olímpicos, a mesa-tenista igualará a marca de Ligia Silva, que esteve em Sydney 2000, Atenas 2004 e Lonbdres 2012, como a mulher do Tênis de Mesa brasileiro com mais participações nos Jogos Olímpicos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A lista, que foi definida pelos técnicos Francisco Arado, o Paco (equipe masculina), e Hugo Hoyama (equipe feminina), foi completa com os estreantes em Jogos Olímpicos Jessica Yamada e Vitor Ishiy. Os reservas serão Eric Jouti (masculino) e Giulia Takahashi (feminino).
Vale lembrar que o Brasil já tem garantido a presença na disputa por equipes de Tóquio 2020 no torneio masculino e feminino. Dessa forma, o país já tem assegurada também a participação de dois atletas nos torneios individuais em cada naipe. De acordo com o critério estabelecido pela CBTM, Calderano e Bruna disputarão também os torneios individuais. O segundo nome de cada naipe será divulgado posteriormente, até a data limite de inscrição, em meados de maio.