A Coreia do Norte decidiu não participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira no horário local, noite de segunda no de Brasília. O ministro do Esporte Kim Il-Guk disse que a decisão já tinha sido tomada em março para proteger os atletas do país da pandemia do coronavírus.
Para a Olimpíada de Tóquio, a Coreia do Norte já tinha 16 vagas garantidas: duas no tiro com arco, quatro na maratona, uma no boxe, uma nos saltos ornamentais, uma na ginástica, duas no tiro, duas no wrestling e a equipe de tênis de mesa.
+Fina cancela também os pré-olímpicos de nado artístico e maratona aquática
Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a Coreia do Norte levou uma delegação com 31 atletas e conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. A primeira participação do país na competição ocorreu em 1972, em Munique.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Depois da estreia nos Jogos Olímpicos, a Coreia do Norte já se ausentou da competição duas vezes. Em Los Angeles-1984, o país acompanhou a União Soviética e o bloco socialista no boicote aos Jogos realizados nos Estados Unidos. Em Seul-1988, os norte-coreanos também não foram à Olimpíada e foram acompanhados por alguns países alinhados com o regime de Pyongyang, inclusive Cuba, potência olímpica na época.