Como o blog Laguna Olímpico antecipou, os Jogos de Tóquio-2020 não contarão com a presença de torcedores estrangeiros. Em reunião neste sábado, o Comitê Olímpico International (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPB) aceitaram a decisão do governo japonês e tanto a Olimpíada quanto a Paralimpíada serão restrista a fãs residentes no Japão.
As autoridades japonesas concluíram que a situação atual do COVID-19 torna impossível garantir a entrada de torcedores internacionais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020, que foram adiados por causa da pandemia e serão realizados em 2021.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
“Compartilhamos a decepção de todos os torcedores olímpicos entusiasmados de todo o mundo e, claro, das famílias e amigos dos atletas, que planejavam vir aos Jogos”, disse o presidente do COI, Thomas Bach. “Por isso eu realmente sinto muito. Sabemos que este é um grande sacrifício para todos. Dissemos desde o início desta pandemia que ela exigirá sacrifícios”.
Todos os ingressos comprados por estrangeiros serão reembolsados e, em breve, o Comitê Organizador vai informar sobre como será o procedimento para a devolução dos valores investidos.
Cerca de 4,5 milhões de ingressos para Tóquio-2020 foram vendidos para residentes no Japão e cerca de um milhão para torcedores do exterior. Antes da pandemia, a expectativa dos organizadores era de vender ao todo 7,8 milhões de entradas.
“Cada decisão deve respeitar o princípio da segurança em primeiro lugar. Sei que nossos parceiros e amigos japoneses não chegaram a essa conclusão levianamente. Junto com eles, a principal prioridade do COI era, é e continua sendo organizar Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguros para todos: todos os participantes e, claro, nossos gentis anfitriões, o povo japonês. Estamos lado a lado com nossos parceiros e amigos japoneses, sem qualquer tipo de reserva, para fazer dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 um grande sucesso”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, que prometeu um esforço maior para que os torcedores de todo o mundo possam viver o espírito olímpico pelas transmissões de televisão.
“Junto com nossas emissoras com direto de transmissão, faremos todos os esforços para que os fãs de todo o mundo possam vivenciar o espírito olímpico. Desta forma, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 serão a luz no fim do túnel e uma manifestação segura de paz, solidariedade e resiliência da humanidade na superação da pandemia”