“Não importa o que aconteça, nós teremos condições de realizar os Jogos Olímpicos.” Com essa frase, Yoshiro Mori, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, garantiu a realização dos maiores eventos esportivos do mundo em Tóquio no ano que vem.
Yoshiro Mori, que já exerceu o cargo de primeiro-ministro, deu a declaração em uma convenção política do Partido Liberal Japonês. Ele explicou que as medidas que vêm sendo tomadas agora contra o coronavírus farão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguros.
O governo japonês vem trabalhando em protocolos de segurança para os jogadores que viajarão ao Japão e treinar por lá, mesmo que o país proíba viagens de seus países de origem.
Bach otimista
Na semana passada, o presidente do Comitê Olímpico Internacional Thomas Bach demonstrou otimismo com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Dois dos motivos são a retomada gradual das competições ao redor do planeta e o avanço no desenvolvimento da vacina contra o coronavírus.
“Podemos ver que o esporte está voltando lentamente, mas com segurança, o que mostra para nós e para o mundo que podemos organizar eventos esportivos seguros mesmo sem vacina”, disse Bach, segundo a “Reuters” em uma reunião de representantes do COI e autoridades e organizadores japoneses nesta quinta-feira (24).
“Não devemos ceder às pessoas que estão interessadas em nos pressionar e prontas para fazer um anúncio para cancelar agora. Este não é o momento apropriado. Temos que trabalhar de forma abrangente e, no momento apropriado, tomar as decisões certas”, completou o presidente do COI.