Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus, o Japão registrou jogos de beisebol e futebol com mais de 10 mil espectadores nos estádios. Isso foi possível já que o país reduziu as restrições no tamanho dos público em eventos esportivos e culturais, faltando menos de um ano para os Jogos de Tóquio-2020.
Desde julho, o Japão havia permitido um máximo de cinco mil espectadores em jogos. No entanto, as ligas profissionais de beisebol e futebol pediram ao governo para que esse número limite fosse aumentado.
Assim, segundo o Kyodo News, o jogo de beisebol entre o DeNA BayStars e o Yomiuri Giants no Yokohama Stadium recebeu um total de 13.106 espectadores. Foi a primeira vez que o número de torcedores ultrapassou a marca de 10 mil desde o início da pandemia de coronavírus.
+Suga é confirmado primeiro-ministro pelo parlamento japonês
Da mesma forma, a J-League, principal liga de futebol do Japão, teve a presença de 11.854 pessoas no jogo entre Nagoya Grampus e Vissel Kobe.
“É importante equilibrar a prevenção da infecção e a promoção das atividades econômicas. Facilitar as restrições (em eventos esportivos e culturais) representaria um grande passo em direção a esse objetivo”, disse o ministro da revitalização econômica, Yasutoshi Nishimura.
Entre os times profissionais de beisebol, o BayStars aumentou o limite de espectadores para 16 mil no Yokohama Stadium, os Giants, para 19 mil no Tokyo Dome, e o Yakult Swallows, para 14.500 no Jingu Stadium em Tóquio.
Desde meados de agosto, o número de novos casos de coronavírus no Japão apresentou uma tendência de queda. Tóquio confirmando 77 infecções diárias em 7 de setembro, o menor número em quase dois meses. Já neste sábado (19), o governo de Tóquio confirmou 218 novos casos de coronavírus, dois a menos que no dia anterior.
Tóquio-2020
A notícia sobre o aumento da torcida chega a menos de um ano para o início de Tóquio-2020. O governo japonês quer, então criar um sistema para isentar os atletas que competirão na Olimpíada e na Paralimpíada das restrições de entrada atualmente impostas a 159 países e regiões, segundo o Kyodo News. A decisão será tomada na próxima quarta-feira (23).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Os atletas deverão monitorar sua própria saúde e testar negativo para o coronavírus dentro de 72 horas após deixarem seu país. Eles serão testados novamente ao entrar no Japão, e terão seus movimentos monitorados e restringidos após a chegada.