Após receber a indicação do PLD (Partido Liberal Democrata), Yoshihide Suga foi eleito primeiro-ministro do Japão pelo parlamento na última quarta-feira (16).
Suga, o braço direito de Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro por quase oito anos, deve seguir com as diretrizes de seu antecessor.
Mas as principais questões, segundo a “Kyodo News”, são como o novo primeiro-ministro lidará com a pandemia do novo coronavírus, os gastos extras com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e quando será convocada a próxima eleição para a Câmara dos Representantes.
Em uma pesquisa feita nacionalmente por telefone, esses três tópicos foram mencionados como os principais para o novo governo. A pesquisa ainda apontou que 58,7% dos entrevistados disseram que o novo primeiro-ministro não deve mudar as políticas estabelecidas por seu antecessor.
Tóquio-2020
O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, deve discutir a Olimpíada de Tóquio-2020 com o recém-eleito primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga por telefone.
O presidente do Comitê Organizador, Yoshiro Mori, revelou que Bach e Suga terão uma conferência por telefone na quarta-feira (23 de setembro), conforme informado pela “Japan Today”.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Bach já deu os parabéns após a eleição. “Parabenizo Suga Yoshihide por se tornar primeiro-ministro do Japão”, disse ele.
“Desejo a ele tudo de bom, para ele pessoalmente e para o povo japonês. Ao mesmo tempo, gostaria de agradecer muito ao no eleito pelo compromisso que ele já expressou para a segurança e o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 no próximo ano”, finalizou Bach.