Na sexta-feira (31), a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse pode ser necessário declarar um novo estado de emergência na cidade após o anúncio recorde de 463 novo casos de coronavírus na capital japonesa, segundo o Japan Times.
“Tóquio está chegando a um ponto em que um estado de emergência pode se tornar a melhor maneira de responder. Precisamos fazer todo o possível para evitar esse cenário”, disse Koike.
A boa notícia é que Koike também anunciou que os preparativos para inaugurar um Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Tóquio começarão em agosto e ficarão operacionais em outubro.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Inspirado pelos CDC dos Estados Unidos, o de Tóquio tentará aumentar a capacidade de teste de coronavírus e agilizar a notificação de novos casos. E assim, poderão dar uma resposta mais rápida à pandemia.
A situação, no entanto, se estende para além de Tóquio. O governador de Okinawa, Denny Tamaki, por exemplo, deve declarar estado de emergência depois que a prefeitura notificou 71 novos casos, registrando recorde por cinco dias seguidos.
E a Olimpíada?
Falta menos de um ano para o início da Olimpíada de Tóquio e as incertezas sobre sua realização seguem pairando no ar. No dia 24 de julho, data que marca exatos 365 dias para a estreia dos Jogos, o chefe do Comitê Organizador, Yoshiro Mori, disse que o cenário atual da pandemia não permitiria a realização da Olimpíada.
Pouco tempo depois, no entanto, o diretor da entidade, Toshiro Muto, baixou o tom. “É muito difícil para nós esperar que a pandemia de coronavírus esteja contida. Mas se pudermos entregar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio com o coronavírus, acho que eles se tornarão um modelo para os próximos Jogos e outros eventos internacionais”, disse em entrevista à Reuters.
Vale lembrar que há alguns dias, a capital japonesa liberou algumas instalações vazias que serão usadas nos Jogos para uso de atletas. É o caso, por exemplo, do recém-inaugurado Centro de Canoagem Slalom Kasai. Já o Centro de Natação Tatsumi, que receberá o polo aquático, estará disponível para uso na metade de agosto.