Os atletas brasileiros que viajaram para a Missão Europa, programa do COB (Comitê Olímpico do Brasil), fizeram suas primeiras atividades em Portugal. A primeira modalidade que treinou foi o judô. Os judocas não quiseram perder tempo e, com os resultados negativos para coronavírus em mãos, colocaram os quimonos e partiram para o tatame. O boxe, a natação e o nado artístico também trabalharam em solo português.
+ COB adere a programa de Ação Climática da ONU
“Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade de estar aqui e colocar o quimono, algo que não fazia desde março. Gratidão e felicidade são os meus sentimentos pós-treino. Pude treinar, estar com as minhas colegas, com o sensei, e, principalmente, me sentir atleta novamente”, celebrou a gaúcha Maria Portela, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara-2011 e Toronto-2015, ambas na categoria até 70 kg.
“Foi só o primeiro dia. A expectativa é que os treinos fiquem melhores daqui para frente. Este é um período que veio só para somar e vou sair muito feliz por ter dado mais um passo em busca dos meus objetivos”, completou a judoca. O primeiro trabalho do judô durou por volta de 90 minutos e ocorreu em uma das duas salas reservadas aos esportes de combate no Rio Maior Sports Centre.
+ Allan do Carmo celebra vaga na Missão Europa: ‘um alívio’
“Voltamos. Fizemos nosso primeiro treinamento e foi muito bom colocar o quimono e pisar no tatame de novo. Não podemos esquecer que estamos passando por um momento muito difícil, mas o COB e a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) estão preocupados com a segurança dos atletas. Elaboraram protocolos e estão tomando vários cuidados para treinarmos com tranquilidade”, comentou Victor Penalber, atleta da categoria até 81 kg.
Boxe, natação e nado artístico também em ação
A equipe de judô fez seu treino no complexo Rio Maior Sports Centre neste domingo (19). Porém, a partir de terça-feira (21), os judocas partem para Coimbra, local em que farão suas atividades até o encerramento da Missão Europa. Toda a delegação brasileira passou por exames de PCR e sorologia no último sábado (18). E, nesta segunda-feira (20), os atletas brasileiros de boxe, nado artístico e natação também foram para a ação.
+ Brasil terá seis atletas participando da Missão Europa
“Hoje foi o primeiro dia de treino depois de quatro meses. É muito bom estar de volta e fica melhor ainda com essa galera motivada”, disse Pedro Spajari, atleta da natação e especialista na prova dos 100 m livres. As atletas do nado artístico também caíram na piscina. “A gente concluiu o primeiro treino em Portugal”, disse Laura Miccuci. “Deu para ‘matar’ a saudade da piscina”, completou Maria Bruno. “Foi tudo de bom”, concluiu Luisa Borges.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A equipe de boxe também já conheceu as instalações do lugar no qual fará seus treinos técnicos e táticos. Entretanto, a primeira atividade foi em céu aberto e com ênfase na parte física. “Estou muito contente de estar aqui e ansiosa para começar os treinos. Muito obrigado a todo mundo que se mobilizou e pode organizar essa estrutura”, destacou Bia Ferreira, atleta do boxe e líder do ranking mundial na categoria até 60 kg.