Uma possível mutação do coronavírus pode representar um risco para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. E quem levantou a questão foi Kiyoshi Kurokawa, um consultor do governo japonês para a pandemia.
“Acho que o vírus está mudando o tempo todo, pode ser um vírus muito mais forte que desencadeia uma segunda onda. A Olimpíada pode ser adiada novamente, mas não posso prever”, disse Kurokawa à agência de notícias “Reuters”.
+Thomas Bach confirma candidatura para reeleição no COI
Recentemente, Tóquio viu um novo aumento no número de casos de coronavírus desde que a situação havia melhorado e as medidas de restrição foram flexibilizadas. Para o consultor do governo, no entanto, a mutação pode acontecer em qualquer lugar, não necessariamente na capital do Japão.
“Eu acho que são pequenos incidentes acontecendo em Tóquio, novos casos, porque as pessoas não seguem as recomendações. Mas se houver algumas mutações, essa é uma história completamente diferente. Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo”.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
As medidas contra o coronavírus são um ponto-chave para a realização dos Jogos, que seguem levantando dúvidas sobre sua viabilidade. O CEO do Comitê Organizador de Tóquio-2020, Toshiro Muto disse, em reunião com o COI, que conselho será estabelecido para examinar as contramedidas ao coronavírus nos Jogos. No entanto, ainda não foram anunciados detalhes sobre quais serão essas contramedidas.
COI anuncia novidades
Na sexta-feira (17), COI (Comitê Olímpico Internacional) e o Comitê Organizador de Tóquio-2020 realizaram uma reunião virtual, na qual confirmaram a disponibilidade de todas as arenas de competição, a Vila Olímpica e instalações de imprensa para os Jogos no ano que vem.
Além disso, com os locais de competição assegurados, o Comitê pôde confirmar também a agenda de eventos. A base prevista para 2020 será mantida, com alguns pequenos reajustes.
+Confira mais atualizações sobre Tóquio-2020
Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 seguem marcados para o dia 23 de julho de 2021, enquanto os Paralímpicos estão previstos para começar no dia 24 de agosto do ano que vem.