Em meio à pandemia, o adiamento de Tóquio-2020 ganhou força com a reeleição de Yuriko Koike para governadora da capital japonesa. E assim que a vitória nas urnas foi confirmada, Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, fez questão de ir ao encontro de Koike para juntos reforçarem o apoio à realização dos Jogos em 2021.
“A governadora Koike e eu teremos que cooperar mais estreitamente do que nunca”, disse ele, segundo o “Kyodo News”, após cumprimentá-la pela vitória na eleição do último domingo (5).
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Por sua vez, a governadora reeleita agradeceu e reforçou o planejamento para Tóquio-2020 em 2021, com a ajuda do governo federal.
“Superarei firmemente a pandemia com a ajuda do poder do governo e juntos vamos liderar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos como prova de nossa vitória”, acrescentou Koike.
Amigos e rivais
Shinzo Abe e Yuriko Koike são rivais políticos desde que a governadora deixou o Partido Liberal Democrata do primeiro-ministro em 2017.
O manejo da pandemia por Koike foi amplamente aprovado pelos cidadãos de Tóquio. Contudo, a abordagem de Abe recebeu críticas por não introduzir restrições sociais suficientes.
Em uma pesquisa realizada durante a eleição pela emissora pública de televisão “NHK”, 63% dos entrevistados aprovaram a forma como Koike lidou com contra a disseminação do vírus durante a pandemia.
Obviamente, Abe está tentando colar na figura da governadora para melhorar sua avaliação. E Koike, dizem os jornais japoneses, é uma tremenda candidata para ocupar a vaga de primeira-ministra.
Fato é que Tóquio-2020 ganha força, mas ainda terá muito pela frente até sua realização.
Relaxando as fronteiras
O governo do Japão está considerando diminuir as restrições de viagens para atletas estrangeiros que competirão na Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020 no próximo ano.
Fontes disseram que o governo procuraria priorizar atletas. Um sistema seria implementado para protegê-los de possíveis restrições, informou o “Kyodo News”.
Desde fevereiro, o Japão restringiu as viagens para visitantes em uma tentativa de impedir a propagação da Covid-19.