Siga o OTD

Tóquio 2020

Atletas Japoneses voltam ao Centro Nacional de Treinamento

Com o fim do decreto de estado de emergência, os atletas olímpicos e paralímpicos do Japão poderão usufruir das instalações que estavam fechadas desde abril

Ajinomoto National Training Center Tóquio
Centro Nacional de Treinamento Ajinomoto do Japão reabre após o fim do estado de emergência do país (Wikimedia Commons)

Os atletas de alto rendimento japoneses receberam uma grande notícia nessa terça-feira (2). Isso porque o Centro Nacional de Treinamento Ajinomoto (CNTA) do Japão foi reaberto após a retirada do estado de emergência no país na segunda-feira passada (25).

No dia 8 de abril, o Conselho de Esporte do Japão impediu o acesso dos atletas a duas importantes instalações olímpicas de treinamento como resposta ao decreto de estado de emergência imposto pelo primeiro ministro Shinzo-Abe para conter a propagação do novo coronavírus.

O Centro Nacional de Treinamento Ajinomoto (CNTA) do Japão foi reaberto para os atletas japoneses após a retirada do estado de emergência no país
Shinzo Abe, à direita na foto, decretou fim do estado de emergência no Japão (instagram/shinzoabe)

O prazo do estado de emergência japonês terminaria no dia 6 de maio, porém foi estendido até 31, com a possibilidade de retirada antes, como aconteceu.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os atletas japoneses não puderam usar o CNTA e o Instituto Japonês de Ciências do Esporte, ambos localizados em Tóquio, a capital do país.

O Centro Nacional de Treinamento Ajinomoto, inaugurado em 2008 como base de desenvolvimento e treinamento para os principais atletas olímpicos e paralímpicos do Japão, possui áreas de prática para diversos esportes, incluindo judô, luta livre, badminton e natação.

Um dos que poderá voltar às atividades no CNTA é o atual campeão mundial nos 200 e 400 metros medley Daiya Seto, que usava a piscina regularmente para treinar.

Daya Seito vinha improvisando treinos na quarentena

Através de seu assessor de imprensa, o nador japonês que está “entalado na garganta” do brasileiro Leo de Deus disse: “Eu era acostumado a nadar nessa piscina, então acho que vai ser bastante natural para mim. Ainda estou iniciando o processo de retorno, mas estou progredindo pensando em 2021”

Mais em Tóquio 2020