A confirmação das novas datas para a disputa dos Jogos Olímpicos devido à pandemia de coronavírus trouxe várias reações ao redor do planeta. Uma das mais posições mais importantes foi feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que garantiu o seu total apoio para a realização do evento em 2021.
Segundo informações reveladas pelo Kyodo News, o diretor da entidade, Tedros Ghebreyesus, entrou em contato com o primeiro ministro japonês, Shinzō Abe, poucas horas após as novas datas anunciadas para garantir o seu suporte para o evento de Tóquio ser um sucesso.
Ainda segundo a mídia japonesa, o primeiro ministro local teria deixado claro que está determinado a realizar os Jogos sem qualquer tipo restrição, garantindo a presença do público e todas as competições sem qualquer redução no número de eventos.
A conversa entre as duas autoridades contemplou ainda um breve para que o país asiático siga ajudando no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para o tratamento do coronavírus. Atualmente o Japão soma 2600 casos da doença e 56 mortos. O país deve anunciar estado de emergência nos próximos dias.
Federações aprovam mudanças
Além da OMS, algumas Federações Internacionais mostraram o seu apoio a decisão. Dentre elas, as de ginástica, canoagem, beisebol, triatlo e levantamento de peso, além de outras entidades.
Morinari Watanabe, presidente da Federação Internacional de Ginástica e integrande do COI, afirmou que o anúncio “permitirá abordar melhor as questões deixadas em aberto pelo adiamento dos Jogos em um ano, começando pelos locais olímpicos que ainda não foram alocados”, disse.
A Federação Internacional de Canoagem (ICF) considerou a decisão a mais justa. Simon Toulson, secretário-geral da entidade, afirmou que “vão continuar trabalhando com o COI para finalizar os eventos qualificatórios”.
A Associação Global de Federações Esportivas Internacionais (GAISF) também mostrou apoio através de uma nota assinada pelo presidente Raffaele Chiulli.
“Os membros do GAISF estão alinhados em contribuir com tudo o que for possível para garantir que o esporte internacional seja retomado da melhor forma possível assim que for apropriado. Em um momento de incertezas, o COI e o Japão têm trabalhado para oferecer uma ótima oportunidade dos atletas brilharem. Estamos muito agradecidos por tudo isso”, escreveu.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A Associação Internacional de Federações de Atletismo foi mais uma organização que veio a publico manifestar o seu suporte às novas datas. Em comunicado, a entidade ressaltou a possibilidade dos atletas estarem no seu ápice físico na disputa graças ao adiamento.
Já a Confederação Mundial de Softbol e de Beisebol não só mostrou a sua aprovação com as novas datas como fez questão de garantir que irá reajustar o seu calendário para que fique totalmente compatível com as novas datas dos Jogos.