Siga o OTD

Tóquio 2020

Coreia do Sul pede aumento na idade limite no futebol olímpico

Limite de 23 anos para o futebol olímpico irá impedir diversos jogadores de participarem de Tóquio 2020

Associação de Futebol da Coreia pede aumento na idade limite do futebol olímpico - Foto: Reprodução/Facebook

Desde Atlanta-1996, a FIFA permite a participação de profissionais nos Jogos, desde que não tenham mais de 23 anos de idade, com três exceções. Mas com a mudança de data da Olimpíada de Tóquio 2020 para 2021, vários jogadores ficariam de fora. Diante da situação, a associação de futebol da Coreia do Sul fez um pedido para aumentar a idade limite.

De acordo com a agência de notícias Yonhap, em carta endereçada à Confederação Asiática de Futebol, FIFA e ao Comitê Olímpico Internacional, a KFA (Associação de Futebol da Coreia), expressa suas preocupações por causa do adiamento de Tóquio 2020 e pede que a idade limite passe a ser de 24 nos.

“Gostaríamos de pedir que vocês tomem providências para garantir que os jogadores que asseguraram a vaga olímpica para seu país não sejam prejudicados”, escreveu a KFA.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A Coréia do Sul será uma das 16 equipes na competição de futebol masculino em Tóquio 2020, assim como o Brasil, França, Alemanha, Espanha, Romênia, Nova Zelândia, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Arábia Saudita e Argentina. Restam duas últimas vagas, que será definida pelo Pré-Olímpico da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

Além do pedido feito pela federação da Coreia do Sul, a da Austrália também já entrou em contato com o COI e a FIFA. O Comitê Olímpico não se pronunciou especificamente sobre o assunto, mas disse que está revendo todas as regras qualificatórias pré-requisitos.

A FIFA vai estudar uma possível alteração no limite para que eles tenham a oportunidade de defender seus países em 2021. A decisão foi emitida pela entidade logo na sequência do adiamento de Tóquio 2020 feito pelo COI em conjunto com o governo do Japão.

“A Fifa acredita firmemente que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade e, como tal, saudamos a decisão de COI de hoje. Além da decisão do COI, a FIFA trabalhará com as partes interessadas para tratar de todos os principais assuntos relacionados a este adiamento.”

CBF

Por hora, a Confederação Brasileira de Futebol não se manifestou oficialmente.

A decisão de adiar Tóquio 2020 impacta diretamente a seleção brasileira de futebol. Há cerca de três semanas, o técnico André Jardine convocou 23 jogadores para amistosos que ocorreriam no final do mês, antes do estouro da pandemia de coronavírus. Dente eles, 11 completam 24 anos no segundo semestre e estariam fora dos Jogos Olímpicos de 2021.

Jogadores da última convocação que completam 24 anos em 2021 (e estariam inaptos a disputar as Olimpíadas):
Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino) e Lucas Perri (São Paulo)
Zagueiros: Gabriel (Lille), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino)
Laterais: Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas ((Spartak Moscou)
Meio-campistas: Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk ) e Wendel (Sporting)

Dois outros jogadores que servem à seleção principal e que poderiam ser aproveitados por André Jardine este ano nas Olimpíadas terão 24 anos em 2021. São eles o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, e o volante Bruno Guimarães, do Lyon.

Mais em Tóquio 2020