A Federação Internacional de Handebol (FIH) anunciou novo adiamento do pré-olímpico, desta vez sem colocar uma previsão de quando eles serão realizados. A decisão foi divulgada na quarta (25), um dia após a confirmação do adiamento dos Jogos de Tóquio 2020 motivada pelo coronavírus.
Foi o segundo adiamento das seletivas do handebol por conta da pandemia. A primeira foi anunciada no dia 13 de março e jogou para junho torneios inicialmente agendados para março e abril. Desta vez, a entidade não colocou nenhuma previsão de nova data. “À luz desses nodos acontecimentos, a FIH decidiu por adiar os torneios qualificatórios de handebol para Tóquio 2020, que estavam previstos para serem jogados em junho, até segunda ordem”.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A seleção brasileira masculina está na disputa por uma vaga nos Jogos de Tóquio e jogaria um pré-olímpico mundial entre 17 e 19 de abril, na cidade norueguesa de Trondheim. O Brasil faria seu primeiro jogo diante dos donos da casa, no dia 17, e depois jogaria contra a Coreia do Sul, no dia 18, e o Chile, no dia 19. Os dois primeiros do grupo se classificam para os Jogos de Tóquio 2020.
A equipe feminina já tem vaga, conquistada com o título dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, ano passado. O time masculino também disputou a competição continental de handebol, valendo vaga em Tóquio para o campeão, mas acabou sendo surpreendida pelo Chile na semifinal e ficou apenas com o bronze. A vaga no masculino ficou com a Argentina.
Na nota em que confirma o novo adiamento, a FIH também presta apoio à decisão pelo adiamento dos Jogos de Tóquio por conta do coronavírus. “Considerando as circunstâncias desafiadoras, a Federação Internacional de Handebol apoia integralmente a decisão já que a saúde e segurança de atletas, árbitros, torcedores e todos envolvidos na realização do evento são de máxima importância”.